Praça do Suspiro ganha escultura em homenagem à tocha olímpica

Clima festivo da inauguração dá prévia de animação que reserva a chegada do símbolo à cidade
sexta-feira, 29 de julho de 2016
por Flávia Namen
O artista plástico Felga de Moraes, autor da escultura, discursa na solenidade de inauguração (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
O artista plástico Felga de Moraes, autor da escultura, discursa na solenidade de inauguração (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

A histórica passagem da tocha olímpica pela Praça do Suspiro vai ficar eternizada para friburguenses e turistas que visitam o local. Tudo por conta da escultura criada pelo artista plástico Felga de Moraes, que agora está presente na tradicional praça. A peça foi inaugurada na manhã de sexta-feira, 29 de julho, em solenidade que reuniu autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade friburguense. O clima festivo da cerimônia, que contou com a presença de alguns condutores da tocha, deu uma prévia da animação que reserva a chegada do símbolo olímpico neste sábado, 30, a Nova Friburgo. 

Produzida em ferro fundido, a escultura traz a figura de um atleta empunhando a tocha com a mão direita. Retratada de perfil, a imagem está sob os anéis olímpicos que representam os cinco continentes. Na base de concreto da peça estão afixadas placas de agradecimento aos Rotary Clubes e a autoridades e empresários que contribuíram com a iniciativa. O ex-jogador de futebol Miguel Ruiz também mereceu uma homenagem especial na obra, sendo descrito como “um grande atleta friburguense”. Outra placa reúne bandeiras de vários países e emblemas de corporações e entidades do município.

A solenidade também contou com a entrega do troféu “Tocha Olímpica” a cerca de 50 personalidades que têm relevantes serviços prestados ao município. A lista de homenageados incluiu autoridades, representantes do poder legislativo e municipal, profissionais de diversos segmentos da sociedade, além de entidades e empresas friburguenses como o jornal A VOZ DA SERRA, representado por seu vice-diretor, Gabriel Ventura. 

Vale destacar que a nova obra na Praça do Suspiro é uma realização do Instituto Felga i Gracias em parceria com o Rotary Club e a Prefeitura de Nova Friburgo. A inauguração foi capitaneada por Felga de Moraes, copresidente do instituto, que esbanjou descontração. A seu lado estiveram o presidente do instituto, Luís Gracias, e o diretor cultural, Dalton Carestiato.

  • (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

    (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

  • (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

    (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Tocha Olímpica
Publicidade