Pouco conhecidos dos friburguenses, parques oferecem opções de lazer junto à natureza

No município, dicas são os parques Juarez Frotté e dos Três Picos; Parque do Desengano também é uma ótima opção na Região Serrana
quinta-feira, 30 de abril de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Três Picos (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
Três Picos (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

Os parques oferecem uma grande variedade de atrações para quem gosta de curtir a natureza durante os feriados. E a Região Serrana é farta neste quesito. São áreas com trilhas, poços, cachoeiras, montanhas e muito verde. E, em alguns deles, como o Parque Estadual dos Três Picos, os visitantes contam com orientação e apoio dos guarda-parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), além do apoio das Unidades de Policiamento Ambiental (Upam).

Para a conduta consciente em unidades de conservação, os visitantes devem adotar uma série de cuidados e sempre procurar informação nos centros de visitantes, situados nas sedes dos parques. A caminhada deve ser feita somente nas trilhas, evitando atalhos que são perigosos e degradam o ambiente. Levar materiais de primeiros socorros e informar imediatamente em caso de acidente são outras condutas recomendadas.

Durante os passeios também se deve deixar cada coisa em seu lugar e não riscar pedras ou troncos de árvores, além de observar os animais à distância, sem alimentá-los. Outras recomendações: não fazer fogueiras e levar todo o lixo produzido até um ponto de coleta.

Confira as principais atrações de dois dos parques estaduais com maior volume de visitação do estado situados na Região Serrana:

Parque Estadual dos Três Picos 

O Parque Estadual dos Três Picos — o maior do estado — tem área de 65 mil hectares. Para os visitantes ocasionais uma boa opção é o centro de visitantes em Cachoeiras de Macacu, que conta com exposição e um jequitibá milenar, além do Vale da Revolta, em Teresópolis, com banho de rio e caminhadas.

Entre Nova Friburgo e Teresópolis encontram-se as montanhas mais conhecidas, além dos Três Picos (o ponto culminante da Serra do Mar, com 2.316 metros), o Capacete, o Morro dos Cabritos, a Pedra d’Anta e formações menores, com formas curiosas, como os Dois Bicos do Vale das Sebastianas e a Caixa de Fósforos.

Nas trilhas que percorrem trechos de Cachoeiras de Macacu há dezenas de quedas d’água, entre as quais se destacam as cachoeiras da Barba, do Tenebroso, do Chapadão e a da Furna da Onça.

Parque Municipal Juarez Frotté 

O Parque Municipal Juarez Frotté fica a poucos minutos do ponto final do bairro Cascatinha e tem como atrativo principal uma sequência de poços e cachoeiras, além de uma grande área de lazer, trilhas e um mirante, onde pode-se observar o centro de Nova Friburgo. 

O parque, repleto de espécies da Mata Atlântica, é sede também de projetos de viveiro de árvores para reflorestamento junto a crianças de escolas públicas e particulares. 

Parque Estadual do Desengano

O Parque do Desengano, com 22,4 mil hectares de área, é a mais antiga unidade de conservação do estado. Tem sede na cidade de Santa Maria Madalena, na Região Centro-Norte do estado. Junto à sede, que conta com área de lazer e de exposições, está o Horto Florestal Central Santos Lima, onde os visitantes podem adquirir mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.

O principal destaque do Parque Estadual do Desengano são as trilhas, como a Trilha da Pedra do Desengano, com 3,6 quilômetros, uma das mais conhecidas. A Pedra do Desengano é o ponto culminante do parque, com 1.761 metros de altitude. Outra opção muito apreciada é a trilha de mais de sete quilômetros que leva ao Pico Mata Cavalo, com 1.477 metros de altitude, na qual os visitantes podem apreciar riachos, florestas e belas formações rochosas.

Vale conhecer a Cachoeira da Cascata e Poço do Padre, na região da Morumbeca dos Marreiros; Cachoeira Bonita e Roncador, na região de Babilônia, e Sossego do Imbé, divisa de Campos dos Goytacazes e Santa Maria Madalena.

Para mais informações sobre estes e outros parques estaduais visando a um bom passeio, conforme as regras acima, os interessados podem acessar o site do Inea (www.inea.rj.gov.br).

  • Parque Estadual do Desengano é um dos atrativos naturais de Santa Maria Madalena (Divulgação)

    Parque Estadual do Desengano é um dos atrativos naturais de Santa Maria Madalena (Divulgação)

  • Parque municipal localizado no Cascatinha é bastante procurado por moradores e turistas (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Parque municipal localizado no Cascatinha é bastante procurado por moradores e turistas (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: parques | passeio | lazer | Nova Friburgo
Publicidade