Posto de saúde do Amparo tinha remédio vencido desde 2016

Prefeitura garante que os medicamentos não foram oferecidos à população após o período de validade
quarta-feira, 23 de maio de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Foto de capa
A unidade básica de saúde de Amparo (Arquivo AVS)

Uma fiscalização do Conselho Municipal de Saúde revelou, no fim da semana passada, grande quantidade de medicamentos e material médico com a validade vencida, alguns desde 2016, armazenados na sala de expurgo da unidade de Estratégia de Saúde da Família em Amparo, informa a coluna do Massimo.

A equipe que detectou a situação também notificou a equipe da unidade e solicitou a listagem de cada medicamento armazenado no local.

Além disso, todo o material foi fotografado para assegurar que nada seja retirado de lá, e numa vistoria subsequente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal também detectou-se que alguns medicamentos foram recebidos em data muito próxima aos respectivos vencimentos.

As duas frentes de fiscalização apuram agora os motivos que levaram ao vencimento dos remédios, e por que alguns estão sendo recebidos tão próximos do vencimento.

Em nota, a prefeitura informou que os medicamentos encontrados em Amparo não foram oferecidos à população após o período de validade.

A nota afirma ainda que os medicamentos "sobraram por não terem sido usados dentro do prazo" e que "já fez a solicitação online de descarte".

A Secretaria de Saúde afirma estar aguardando que a EBMA faça o recolhimento do material para que sejam adotados os procedimentos recomendados.

LEIA MAIS

Ambulância que transportou homem estava em São Pedro e com a maca quebrada

Prefeitura fez seleção de 58 médicos e sete farmacêuticos temporários. Veja a lista aqui

Todas as crianças de 1 a 4 anos, mesmo as já imunizadas, têm que ser vacinadas. Dia D será dia 18

Publicidade
TAGS: saúde