Pós-graduação em Design de Moda é lançada na Fevest

Curso é o primeiro do setor com polo em Nova Friburgo
terça-feira, 04 de agosto de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Eduardo Eugenio conferiu a exposição, acompanhado do prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, do presidente do SindVest, Marcelo Porto, e da especialista em moda Milena Cariello (Foto: Bruno Dias)
Eduardo Eugenio conferiu a exposição, acompanhado do prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, do presidente do SindVest, Marcelo Porto, e da especialista em moda Milena Cariello (Foto: Bruno Dias)

Nova Friburgo acaba de ganhar o primeiro curso de pós-graduação em Design de Moda. O lançamento foi feito na Fevest pelo presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, que prestigiou a feira no último domingo, 2. A iniciativa é uma parceria do Senai Espaço da Moda com o Senai Cetiq, para empresários e profissionais do setor.

“O curso atende a um pedido dos empresários da região, sempre em busca de qualificação para incrementar suas criações. Esse é mais um investimento do Sistema Firjan na indústria criativa, setor em que Nova Friburgo se destaca”, afirmou Eduardo Eugenio. A cidade reúne 12% de todas as confecções de lingerie do país e é o principal polo de moda íntima do Brasil.

A presidente da representação regional Firjan/Cirj no Centro-Norte Fluminense, Márcia Carestiato Sancho, comemorou um ano de funcionamento do Senai Espaço da Moda, outro investimento da Federação para a qualificação da mão de obra local e que contou com um amplo estande na Fevest. Inaugurada em agosto de 2014, a unidade ocupa parte das antigas instalações da Fábrica de Rendas Arp, na Avenida Conselheiro Julius Arp. “Formamos centenas de alunos nesse período. Somos a referência para o setor de moda íntima em todo o estado”, disse Márcia.

O presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo (SindVest), Marcelo Porto, também destacou o papel do Senai na formação profissional dos jovens da região e a tenacidade dos empresários: “Já estamos pensando em ações para os próximos quatro anos”, disse ele durante a Fevest, realizada de domingo, 2, até terça-feira, 4, no Nova Friburgo Country Clube.

Inscrições abertas

A pós-graduação, que dura 18 meses, é à distância, o que permite flexibilização total de horários para conciliar com a rotina de trabalho. O aluno só precisa comparecer ao polo, no Senai Espaço da Moda, para avaliações. As demais aulas e atividades são on-line. Até então, os profissionais do setor precisavam viajar por três horas para estudar na capital.    

A iniciativa é mais uma ação do Sistema Firjan em prol da competitividade do setor. As aulas englobam conhecimentos de pesquisa, experimentação, inovação e criação de projetos voltados para a indústria criativa da moda, além de estudar cultura, comportamento, gestão e negócios.

Vale destacar que empresários e funcionários de empresas associadas ao Sistema Firjan têm desconto no curso. As inscrições estão abertas até esta sexta-feira, 7. Para mais informações bastar acessar o endereço http://migre.me/qZTKG.
 
Guia para redução de resíduos e exposição

O Sistema Firjan também lançou na Fevest o Protocolo de Gestão Responsável dos Resíduos da Indústria da Confecção, metodologia que auxilia as indústrias do setor a reduzir o desperdício de matéria-prima e a gerir de forma inteligente o que precisa ser descartado. O guia envolveu especialistas de diversas áreas do Sistema Firjan — como Responsabilidade Social, Moda e Meio Ambiente —, em parceria com técnicos do Senai Cetiqt e profissionais da empresa Lucitex, fabricante de moda íntima de Nova Friburgo.

Já para aliar tendências, tecnologia e qualificação, a Federação apostou na produção de alunos do Senai Espaço da Moda. As peças estão em destaque na exposição Novos Talentos, exibida durante a feira e em fotos que cobrem a fachada da unidade e o ponto de ônibus em sua frente. A produção fotográfica teve o conceito criativo, direção e realização da Fábrica de Ideias, que apresentou o trabalho dos formados no Espaço da Moda. Na unidade também acontece a exposição interativa e sensorial Moda+Esporte+Performance, sobre tecnologia em tecidos especiais.

Mais informações sobre as exposições e o download gratuito do protocolo de gestão de resíduos estão disponíveos em www.firjan.org.br/espacodamoda. Para conferir o vídeo que explica essa metodologia basta acessar em http://migre.me/r1d2m.

Foto da galeria
No Senai Espaço da Moda o visitante pode encontrar a exposição Moda+Esporte+Performance. Na foto, o presidente da Firjan experimenta as sensações da mostra (Foto: Bruno Dias)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Espaço da Moda | Senai | pós-graduação em design de moda
Publicidade