Por que carne com gordura faz mal para a saúde

Segundo levantamento Vigitel 2014, 29% dos brasileiros ainda consomem carne gordurosa
domingo, 26 de abril de 2015
por Jornal A Voz da Serra

Numa época de feriados e até de decisão do Campeonato Carioca é comum as pessoas fazerem churrasco, seja para juntar a família ou mesmo comemorar a vitória do seu time. Um exemplo é o garçom Alan Almeida, que adora comer carne vermelha gordurosa. Ele argumenta que, quanto mais gordura a carne tiver, mais saborosa a carne vai ficar. “Se for no churrasco mesmo, eu prefiro gorda. Agora, um bife eu como sem gordura. Churrasco no mês acho que como umas três vezes, sei que com a gordura faz mal, mas geralmente o churrasco que a gente faz é bem gordinho. Na família todo mundo gosta de uma gordurinha no churrasco porque a carne fica mais saborosa, é melhor, pelo menos eu acho,” diz ele. 

Mas, de acordo com a diretora de Vigilância e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta, Alan está correndo riscos consumindo carne vermelha com excesso de gordura. “Além de predispor à obesidade, ao excesso de peso, todas as evidências apontam que o uso de carnes com gordura traz riscos à saúde, especialmente em relação às doenças cardiovasculares, ao diabetes e vários tipos de câncer.”

Dados da pesquisa Vigitel 2014 — Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico — revela que 29% da população brasileira ainda consome carne gordurosa. Deborah Malta recomenda que a gordura da carne não deve ser consumida pela população. “Você deve recortar e não ingerir a gordura aparente da carne e também em relação à pele do frango e de outros animais. Essa pele deve ser descartada de preferência ainda no preparo”.

Para incentivar o consumo de alimentos saudáveis, o Ministério da Saúde publicou o “Guia Alimentar para a População Brasileira” e o livro “Alimentos Regionais Brasileiros”. Essas publicações incentivam o consumo de frutas, legumes e verduras e mostram que a base da alimentação deve ser feita com alimentos frescos e minimamente processados. 
Para ter acesso a essas e outras informações basta acessar a página do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: alimentação | saúde
Publicidade