População está se exercitando mais, diz pesquisa do Ministério da Saúde

Mais da metade das mortes no país têm relação com hábitos alimentares, afirma ministro
sábado, 25 de abril de 2015
por Jornal A Voz da Serra

De acordo com um levantamento do Ministério da Saúde realizado em 2014, o percentual de pessoas que praticam atividade física durante o tempo livre aumentou 18% nos últimos seis anos — e 35% dos entrevistados disseram que se exercitam pelo menos 150 minutos por semana. 

É o caso do economista Tiago Mendes. “Eu pratico atividades físicas há cerca de 13 anos e já foram diversas, mas hoje em dia só academia mesmo. Eu me sinto tão melhor quando faço atividade que se eu ficar sem fazer meu padrão de vida cai muito. Isso reflete na saúde, no bem-estar e na questão de ansiedade também.” 

A pesquisa do Ministério da Saúde não mostrou apenas que as pessoas estão praticando mais exercícios. O levantamento aponta também que ainda existem muitos sedentários pelo país.  Para se ter uma ideia, 15% das pessoas ouvidas pelo levantamento disseram que não praticaram qualquer atividade física nos últimos três meses. 

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, alerta que o sedentarismo combinado com a má alimentação pode provocar doenças crônicas. “Setenta e dois por cento dos óbitos hoje no Brasil estão relacionados com as chamadas doenças crônico-degenerativas — a hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer —, que estão diretamente relacionadas ao padrão de alimentação. Então, para que possamos ter o controle sobre doenças crônico-degenerativas precisamos cada vez mais de uma alimentação saudável, enfrentar o sobrepeso e a obesidade com o desenvolvimento de atividades físicas.”

De acordo com o Ministério da Saúde, bastam 150 minutos por semana (30 minutos durante cinco dias) de qualquer atividade física para sair do sedentarismo e afastar os riscos de desenvolver doenças crônicas. 

Para saber mais basta acessar a página do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde | Ministério da Sáude | alimentação | atividade física
Publicidade