Policiais militares retornam das UPPs para 11º BPM

Agentes haviam sido convocados para reforçar Unidades de Polícia Pacificadora na cidade do Rio de Janeiro
sexta-feira, 17 de abril de 2015
por Jornal A Voz da Serra
A segurança nas comunidades pacificadas será reforçada com PMs recém-formados, permitindo a volta de policiais para batalhões do interior (Reprodução)
A segurança nas comunidades pacificadas será reforçada com PMs recém-formados, permitindo a volta de policiais para batalhões do interior (Reprodução)

Ao menos 40 policiais militares voltarão a trabalhar nas próximas semanas nas cidades de atuação do 11º Batalhão da Polícia Militar, na Região Serrana. Os agentes haviam sido transferidos, há alguns anos, para reforçar a tropa nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) espalhadas por comunidades antes dominadas pelo tráfico de drogas na cidade do Rio de Janeiro. As comunidades pacificadas terão seus quadros recompostos por policiais recém-formados. Segundo o comandante-geral da PM, a movimentação visa melhorar a qualidade de vida dos policias que passarão a trabalhar em locais próximos de suas residências.

“É nosso objetivo o retorno dos policiais oriundos do interior do Estado para unidades policiais o mais próximo possível de suas residências. Esta é uma situação que aflige nossos policiais e suas famílias, mas já estamos tomando medidas necessárias e nossa intenção é solucionar todos os casos”, disse o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alberto Pinheiro Neto. 

Por iniciativa do comando da PM, foi feito um levantamento que identificou 1.300 policiais residentes em outros municípios. A troca de unidade obedece a ordem de antiguidade dos agentes e já começa a ser realizada nesta semana. A Polícia Militar vai transferir 500 agentes e, dessa forma, reforçar os seguintes batalhões do estado: o 11º BPM (Nova Friburgo), 30º BPM (Teresópolis), 15° BPM (Duque de Caxias), 20º BPM (Nova Iguaçu), 24º BPM (Queimados), 32° BPM (Macaé), 35º BPM (Itaboraí), 21º BPM (São João do Meriti), 39º BPM (Belford Roxo), 7º BPM (São Gonçalo) e o 12º BPM (Niterói). 

Segundo o comandante-interino do 11º BPM, major Rodrigo Mattos, os policiais atuarão em delegacias próximas das suas casas nas cidades de Nova Friburgo, Bom Jardim, Duas Barras, Cantagalo, Cordeiro, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes e Macuco. “Para nós está sendo ótimo receber esses colegas, porque nós estávamos precisando”, disse. 

A Segurança Pública do Rio de Janeiro ganhou somente neste primeiro trimestre de 2015 o reforço de mais de 1,4 mil novos policiais militares. Os soldados se juntaram a um efetivo de 48 mil homens que hoje integram a PM. Todos os 1.409 soldados passaram por uma capacitação realizada no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), em Sulacap, na Zona Oeste do Rio.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: PM | Polícia Militar | UPP
Publicidade