PM apreende quase mil veículos no 1º semestre em Nova Friburgo

Quantidade de multas aplicadas por agentes do Detran aumentou 61% no município
quarta-feira, 07 de outubro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Os veículos apreendidos nas blitzes realizadas periodicamente pela PM e o Detran são levados para depósitos públicos e só podem ser retirados pelos proprietários após regularização das pendências
Os veículos apreendidos nas blitzes realizadas periodicamente pela PM e o Detran são levados para depósitos públicos e só podem ser retirados pelos proprietários após regularização das pendências

Um caminhão, dois automóveis e seis motocicletas foram apreendidos na última terça-feira, 6, durante abordagens de agentes do Patrulhamento Motorizado Especial (Pamesp II) e do Moto Patrulhamento de Trânsito (MPTrans) no trevo de acesso ao distrito de Conselheiro Paulino e em Barracão dos Mendes, no distrito de Campo do Coelho. Os veículos foram apreendidos porque estavam em situação irregular, segundo os policiais do 11º BPM.

Nos últimos meses, a PM e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) intensificaram as ações de fiscalização dos condutores de veículos em Nova Friburgo, mas também em todo o estado do Rio de Janeiro por determinação da Secretaria Estadual de Fazenda. O objetivo da operação Pavio Curto, que começou em maio deste ano, é fechar o cerco aos motoristas que estão com licenciamento anual atrasado e também estão inadimplentes com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Segundo dados do 11º BPM, de janeiro a junho deste ano foram apreendidos 920 veículos por policiais militares em Nova Friburgo. O número cresceu exponencialmente a cada mês. Somente em abril foram 198 veículos apreendidos pelos agentes, por exemplo. “É um dado impressionante. Pelo menos 80% dos condutores foram autuados por causa do atraso no licenciamento e no pagamento do IPVA. As demais ocorrências, 20% dos casos, foram registradas porque os agentes identificaram irregularidades na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), como categoria errada, carteira vencida ou até mesmo porque o condutor não tinha o documento”, explicou o relações públicas da PM, major Rodrigo de Mattos.

A VOZ DA SERRA não conseguiu com o Detran, até o fechamento desta reportagem, o número de veículos apreendidos durante blitzes do órgão em Nova Friburgo, mas apurou que o número de multas aplicadas aos condutores que trafegavam de maneira irregular aumentou em 61% neste ano no município. Foram 7.868 multas até o mês de setembro. Em 2014, o órgão registrou 4.884 autos de infração no mesmo período na cidade.

Os veículos apreendidos na terça-feira, 6, foram removidos para pátios do Detran em Nova Friburgo. O motorista pode saber em qual depósito está o seu carro no site detran.rj.gov.br. Para recuperar os veículos, os proprietários devem comparecer ao pátio com os impostos, taxas e multas pagas em até 90 dias, caso contrário, o veículo pode ser leiloado pelo Detran.

Número de veículos apreendidos pela PM este ano

Janeiro: 61 motocicletas e 29 automóveis
Fevereiro: 59 motocicletas e 45 automóveis
Março: 88 motocicletas e 84 automóveis
Abril: 144 motocicletas e 54 automóveis
Maio: 103 motocicletas e 64 automóveis
Junho: 124 motocicletas e 65 automóveis

Ao todo, 920 veículos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: apreensão | Blitz
Publicidade