Plano Diretor de Nova Friburgo é apresentado na Urbantec Brasil

Conferência internacional realizada na FGV do Rio de Janeiro é voltada a soluções de desenvolvimento sustentável para cidades
quarta-feira, 07 de outubro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável de Nova Friburgo, Ivison Macedo, falou sobre o Plano Diretor do município durante o evento (Foto: Priscila de Lima)
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável de Nova Friburgo, Ivison Macedo, falou sobre o Plano Diretor do município durante o evento (Foto: Priscila de Lima)

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro, foi sede do evento Urbantec Brasil na última quinta-feira, 1º, e sexta-feira, 2. Foram dois dias de palestras e mesas-redondas sobre o tema “Cidades mais inteligentes”. O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável de Nova Friburgo, Ivison Macedo, participou da primeira sessão do evento, como convidado do arquiteto e urbanista Carlos Leite, cuja palestra abordou a construção de inteligência territorial e que utilizou o plano de desenvolvimento urbano de Nova Friburgo como exemplo.

Carlos Leite—que é pós-doutor pela Universidade Politécnica da Califórnia—destacou o trabalho da Prefeitura de Nova Friburgo no sentido de projetar o crescimento populacional e urbanístico do município até 2050. O palestrante abordou conceitos como planejamento inteligente, cidades compactadas multifuncionais e desenvolvimento urbano orientado através do transporte (ciclovias e BRS).

“Não existem cidades inteligentes sem pessoas e isso tem sido o foco do trabalho que está sendo feito em Nova Friburgo com o Plano Diretor. O estudo realizado projeta o município para daqui a 35 anos, levando em consideração o crescimento demográfico e condições especiais, como o relevo, por exemplo. Nova Friburgo cresceu espremida dentro de um vale e conta com uma população de 185 mil pessoas em área urbana. O crescimento populacional projetado para 2015 é de 60 mil pessoas a mais nesta cidade. Por isso é importante aproveitar os espaços vazios das áreas urbanas e integrar diferentes pontos da cidade através de um sistema de transporte eficiente. E o Plano Diretor serve para que a população possa visualizar todas estas questões técnicas que são discutidas”, disse o palestrante.

Já Ivison Macedo destacou que Nova Friburgo “tem 933 quilômetros quadrados e para controlar toda essa área e organizar o crescimento populacional, o planejamento é fundamental. Na medida em que a população vai aumentando, começa a invadir espaços e degradar áreas preservadas. E, pensando no futuro, estamos criando uma plataforma de planejamento e isso passa por algumas leis, incluindo o Plano Diretor”, destacou o secretário municipal.

Na primeira sessão do evento, além de Carlos Leite, palestraram Axel Grael, Bulelwa Makalima e Cezar Taurion. O governador Luiz Fernando Pezão e o vice-governador Francisco Dornelles participaram da abertura.

Nesta semana, a Prefeitura de Nova Friburgo realiza nos dias 6, 7, 8 e 9, a Conferência de Inteligência Territorial da cidade, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Essa conferência faz parte de uma audiência pública da revisão do Plano Diretor de Nova Friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Plano Diretor | secretaria de meio ambiente
Publicidade