PIS/Pasep: prazo para saque termina quarta-feira

Os trabalhadores que ainda não sacaram o benefício agora podem consultar, em lista nominal, no site do Ministério do Trabalho, se têm direito ao abono
sábado, 27 de agosto de 2016
por Jornal A Voz da Serra
PIS/Pasep: prazo para saque termina quarta-feira

Termina na próxima quarta-feira, 31, o prazo para a retirada do abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2014. Os trabalhadores que ainda não sacaram o benefício agora podem consultar, em lista nominal, no site do Ministério do Trabalho, se têm direito ao abono. A listagem reúne mais de 904 mil nomes pendentes e foi divulgada na quinta-feira, 25, provocando recorde de acessos à página do órgão. 

O grande número de  consultas tem dificultado o acesso ao site do Ministério do Trabalho, que chegou ficar indisponível em alguns horários ao longo dos últimos dias. Quem quiser conferir se o nome consta na listagem dos beneficiários, basta acessar  www.mte.gov.br, clicar no banner “Abono Salarial” e pesquisar. Lá, os nomes estão organizados por estados, cidades e em ordem alfabética. 

Outra forma de verificação é por meio de pesquisa por CPF ou número de cadastro no PIS-Pasep, disponível em http://abonosalarial.mte.gov.br/. Dos mais de 900 mil nomes listados, 94.672 são do Rio de Janeiro, segundo estado com o maior número de pendências, atrás apenas de São Paulo. O valor disponível é de R$ 880, equivalente a um salário mínimo, e pode ser retirado em agências da Caixa ou do Banco do Brasil, dependendo do programa. 

O abono é concedido a quem exerceu atividade remunerada por pelo menos 30 dias em 2014 e tenha recebido até dois salários mínimos mensais naquele período. É preciso estar cadastrado no PIS/Pasep há, no mínimo, cinco anos e ter tido dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Para sacar o PIS, o beneficiário precisa verificar se o valor não foi depositado diretamente em sua conta. Do contrário, deve procurar uma agência da Caixa ou casa lotérica levando o Cartão Cidadão e senha cadastrada. Depois, com documento de identidade, basta retirar o abono em qualquer agência Caixa. Os cadastrados no Pasep só precisam procurar uma agência do BB e apresentar documento de identificação.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: PIS/Pasep
Publicidade