PIS/Pasep: mais de 1.500 friburguenses ainda não sacaram o benefício

Dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho; prazo termina na próxima semana
segunda-feira, 22 de agosto de 2016
por Karine Knust
Em Nova Friburgo, 1.545 trabalhadores ainda não foram a uma agência da Caixa Econômica Federal ou a uma casa lotérica para fazer o saque do dinheiro, segundo levantamento (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
Em Nova Friburgo, 1.545 trabalhadores ainda não foram a uma agência da Caixa Econômica Federal ou a uma casa lotérica para fazer o saque do dinheiro, segundo levantamento (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

Prorrogado no mês de julho, o prazo para sacar o abono do PIS/Pasep referente ao ano-base 2014 termina no próximo dia 31. De acordo com um levantamento do Ministério do Trabalho, até a última quinta-feira, 18, a menos de duas semanas da data limite, o Rio de Janeiro era o segundo estado com maior número de pessoas que ainda não retiraram seus benefícios: mais de 94 mil. Em Nova Friburgo, 1.545 trabalhadores ainda não foram a uma agência da Caixa Econômica Federal ou a uma casa lotérica para fazer o saque do dinheiro, segundo o levantamento.

“O governo federal decidiu prorrogar o prazo para que 100% dos trabalhadores com direito ao abono possam sacar o benefício. Mais de um milhão de beneficiários podem ser alcançados com essa medida”, explicou o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, ao Portal do Brasil.

Outras cidades da Região Serrana, como Petrópolis e Teresópolis, ainda possuíam 1.693 e 1.070 pessoas, respectivamente, que também não haviam retirado o PIS/Pasep até a última quinta-feira. O abono salarial do PIS (Programa de Integração Social)/Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é de um salário-mínimo (R$ 880).

Para receber esse dinheiro extra é preciso estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos. Outro requisito é que o beneficiário tenha trabalhado pelo menos 30 dias em 2014 com remuneração mensal média de até dois salários-mínimos e tenha seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). O recurso que não for sacado é devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Aqueles que estiverem em dúvida sobre ter ou não direito ao benefício podem consultar o portal www.abonosalarial.mte.gov.br, inserindo o CPF ou número do PIS/Pasep e a data de nascimento. Outras informações podem ser obtidas diretamente com a Caixa no telefone 0800-726-0207. Para os trabalhadores do serviço público que recebem o Pasep é preciso procurar o Banco do Brasil pelo número 0800-729-0001. Mais informações também pela Central de Atendimento Alô Trabalho 158, do Ministério do Trabalho.

PIS/Pasep 2015

O PIS/Pasep referente ao ano-base 2015 também já começou a ser pago. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, cerca de 22,3 milhões de trabalhadores estão aptos a sacar o abono. A estimativa é que sejam destinados R$ 14,8 bilhões para pagamento no calendário 2016/2017.

Quem nasceu de julho a dezembro recebe o benefício neste ano e os que nasceram entre janeiro e junho, poderão sacar a partir do primeiro trimestre do ano que vem. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2017.

Este ano entraram em vigor as novas regras para pagar o abono. A partir de agora, o valor é associado ao número de meses trabalhados no exercício anterior. Quem trabalhou um mês no ano-base 2015, por exemplo, receberá 1/12 do mínimo, e não 100% como determina a regra anterior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: PIS/Pasep
Publicidade