Piscinas naturais, as estrelas do verão friburguense

Águas correntes, limpas, e muito verde atraem centenas de frequentadores ao Ananias e Barbarô
quarta-feira, 24 de janeiro de 2018
por Guilherme Alt
As piscinas naturais do Barbarô (Fotos de Henrique Pinheiro)
As piscinas naturais do Barbarô (Fotos de Henrique Pinheiro)

Em clima de montanha, as piscinas naturais do Cascatinha, com águas de nascente, límpidas, e cercadas de muito verde, são uma das melhores opções para espantar o calor no verão friburguense. E a um baixo custo.

A Piscina do Ananias, no alto da Estrada da Torre, é um dos lugares mais procurados por friburguenses e turistas. Durante a semana, em dias de sol, o local é visitado por cerca 150 pessoas por dia e, nos fins de semana, costuma receber cerca de 250.

São 42 anos de tradição, mais de oito mil metros quadrados de área de lazer que abrigam duas piscinas naturais, dois bares, um campinho de futebol, churrasqueiras espalhadas pelas dependências, sinuca, karaokê e duas saunas a vapor.

“Tudo começou quando conheci o meu marido. Essa área era toda de pedra. Meu pai, Ananias, junto com o meu marido, tiveram a ideia de construir esse espaço. Inauguramos o clube em 1975. As pessoas quando vieram pra cá foram chamando de ‘piscina do Ananias’ e o nome pegou. Depois que meu pai faleceu, há 11 anos, eu decidi sair de Niterói, onde morava, na época, para assumir o clube. As pessoas vêm aqui com as famílias e saem com energia renovada. É gratificante ver isso”, conta Tereza Frotté.

A Piscina do Ananias funciona todos os dias durante o verão, até o carnaval, das 8h às 18h, podendo ter o horário estendido até as 19h. Após o carnaval, o clube funciona somente nos fins de semana. Preço: R$10.

Também na Estrada da Torre, só que mais embaixo, perto do ponto final dos ônibus, fica o Barbarô. Com 8.843 m² e uma área verde exuberante que se mistura com a área construída,  o clube oferece, há 23 anos, um contato com a natureza de primeira qualidade. São duas piscinas naturais, uma quadra gramada de vôlei, um bar que oferece comida e bebida, churrasqueiras espalhadas pelo local onde as pessoas podem queimar uma carninha, além de área de lazer para as crianças.

O Barbarô é um dos locais mais procurados para se refrescar em épocas de calor intenso. Muitas empresas utilizam o local para realizar confraternizações. São cerca de 370 pessoas por dia, nos fins de semana e 200 durante os dias úteis.

Samuel Anuda, um dos administradores do local, e idealizador do espaço, acredita que o sucesso do Barbarô se deve aos cuidados com o espaço. “A gente aqui realiza uma manutenção diária, estamos sempre atentos. O pessoal vem, brinca, se diverte e sai satisfeito”.

O Barbarô se estrutura para atender ainda mais pessoas. Uma obra no local promete deixar pronta, até o meio do ano, um restaurante e uma sauna para os frequentadores. O local funciona durante a semana das 9h às 18h e nos fins de semana, até 19h. Preço: R$ 10.

Da piscina ao parque: com entrada gratuita, Juarez Frotté é um dos preferidos dos friburguenses em dias de sol

Eleito por boa parte dos friburguenses como uma das melhores opções para fugir do calor, o Parque Municipal Juarez Frotté, no Cascatinha, tambémrecebe muitos visitantes nesta época do ano.

“É a opção mais viável, pois está próximo ao centro da cidade, a entrada é gratuita e tem ponto de ônibus perto”, dizem os frequentadores do local. O Parque Municipal do Cascatinha guarda belezas naturais, uma grande área de lazer e diversas trilhas para caminhadas que levam a mirantes.

No verão, o parque costuma receber cerca de mil pessoas, que lá encontram uma ampla área de lazer, parquinho para as crianças, locais pra fazer churrasco, piquenique e ainda o Viveiro Educandário, projeto que consiste no reaproveitamento de cones de linhas de costura industrial para o cultivo de árvores nativas da Mata Atlântica. Por tudo isso, o Juarez Frotté é uma atração turística bastante procurada na cidade.

 Administrado pela Secretaria municipal de Turismo, e com horário de funcionamento de 09h às 17h, o parque encontra-se em perfeitas condições, recuperado da forte ventania que o atingiu no fim do ano passado. Trilhas bem conservadas, fiscalização rigorosa, limpeza impecável e sinalização clara são algumas das características que fazem do lugar um cenário atraente para produções artísticas e, claro, para quem busca um espaço para relaxar.

Com beleza natural exuberante e paisagem que inspira belos registros, o parque é frequentemente escolhido por recém casados, gestantes e modelos para realizar books profissionais.

A modelo Karoline Fernandes já realizou ali alguns ensaios. De acordo com Karol, o local foi escolhido por reunir riquezas naturais, além da boa localização. “O acesso ao parque é fácil, e além disso, as piscinas naturais são perfeitas para se fazer um ensaio que harmonize com todo o ambiente, que é cheio de beleza e tranquilidade. Tudo conspira a favor”.

Fonte de inspiração para encontrar o equilíbrio e a paz de espírito, muitas pessoas utilizam as dependências do parque para recarregar as energias. É o caso de Adriana Souto, moradora de Olaria. “Eu costumo vir aqui sozinha, entro na água gelada, fecho meus olhos e descanso. Aqui eu recarrego as minhas energias. O parque tem uma áurea especial. Estar em constante contato com a natureza me deixa mais leve”.

Lucas Vieira cursa psicologia em uma universidade no Rio de Janeiro. Nas férias, como agora, ele costuma trazer amigos da “cidade maravilhosa” para conhecer a serra. Um dos locais preferidos e que é parada obrigatória no tour friburguense, é o Parque Juarez Frotté. “Eu já trouxe aqui uns 15 amigos, e todos adoraram o parque. Mostrei as cachoeiras, as trilhas. Tudo aqui é bem conservado, o que atrai ainda mais turista e me dá mais vontade ainda de sempre voltar”, ressaltou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Clima
Publicidade