Pezão sanciona lei declarando Nova Friburgo “Suíça Brasileira”

Outras cidades brasileiras disputam o título, mas município fluminense é o único do país fundado por imigrantes helvéticos
segunda-feira, 04 de setembro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
O decreto real e a lei estadual (Infografia: Igor Veronesi)
O decreto real e a lei estadual (Infografia: Igor Veronesi)

A 257 dias dos 200 anos, o governador Luiz Fernando Pezão sancionou na sexta-feira, 1º de setembro, lei declarando Nova Friburgo a “Suíça Brasileira”.

A lei 7.683, de autoria do deputado estadual Samuel Malafaia (PSD), foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) no fim de junho. Engenheiro mecânico, o deputado atuou profissionalmente na Suíça e nos Estados Unidos e pretende, em parceria com o governo municipal, empregar sua experiência na luta por incentivos fiscais para os setores metal-mecânico e têxtil de Friburgo.

Única cidade brasileira criada por decreto real de Dom João VI, que autorizou a vinda dos suíços para o Brasil, Nova Friburgo disputa com outras cidades brasileiras o título de Suíça Brasileira. Embora Campos do Jodão (SP), Monte Verde (MG) e até Garanhuns (PE) - esta, na verdade, como "Suíça Pernambucana" - também reivindiquem o título, por causa do clima, somente Nova Friburgo foi fundada por suíços.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: 200 anos
Publicidade