Pezão sanciona lei declarando Nova Friburgo “Suíça Brasileira”

Outras cidades brasileiras disputam o título, mas município fluminense é o único do país fundado por imigrantes helvéticos
segunda-feira, 04 de setembro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Foto de capa
O decreto real e a lei estadual (Infografia: Igor Veronesi)

A 257 dias dos 200 anos, o governador Luiz Fernando Pezão sancionou na sexta-feira, 1º de setembro, lei declarando Nova Friburgo a “Suíça Brasileira”.

A lei 7.683, de autoria do deputado estadual Samuel Malafaia (PSD), foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) no fim de junho. Engenheiro mecânico, o deputado atuou profissionalmente na Suíça e nos Estados Unidos e pretende, em parceria com o governo municipal, empregar sua experiência na luta por incentivos fiscais para os setores metal-mecânico e têxtil de Friburgo.

Única cidade brasileira criada por decreto real de Dom João VI, que autorizou a vinda dos suíços para o Brasil, Nova Friburgo disputa com outras cidades brasileiras o título de Suíça Brasileira. Embora Campos do Jodão (SP), Monte Verde (MG) e até Garanhuns (PE) - esta, na verdade, como "Suíça Pernambucana" - também reivindiquem o título, por causa do clima, somente Nova Friburgo foi fundada por suíços.

 

LEIA MAIS

Ação faz parte do projeto “Nova Friburgo 200 anos, uma canção de amor”

Enquanto alguns apontam lixeiras, brinquedos e aparelhos de ginástica quebrados, outros destacam policiamento constante e amplo espaço para lazer

Equipamento passou por vistoria nesta quinta. Segundo o órgão, novas exigências terão que ser executadas

Publicidade
Agora Faz
TAGS: 200 anos