Pezão inicia tratamento contra câncer

Governador deve ficar pelo menos 30 dias licenciado a partir desta segunda. Dornelles assume, mas Pezão diz que manterá rotina com secretariado por meio de mensagens
segunda-feira, 28 de março de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Pezão e os médicos Claudio Domênico e Evandro Tinoco Mesquita em entrevista coletiva no Hospital Pró-Cardíaco (Foto: Shana Reis)
Pezão e os médicos Claudio Domênico e Evandro Tinoco Mesquita em entrevista coletiva no Hospital Pró-Cardíaco (Foto: Shana Reis)

Conforme noticiado na coluna Massimo, de A VOZ DA SERRA, o governador Luiz Fernando Pezão recebeu diagnóstico de câncer na semana passada. Trata-se de um linfoma não-Hodgkin anaplásico de células T-Alk positivo, em duas vértebras de sua coluna. O tratamento foi iniciado na última quinta-feira, 24.

O tipo de linfoma detectado em Pezão dispensa intervenção cirúrgica e radioterapia, e será tratado ambulatorialmente por quimioterapia. O procedimento vai demorar de seis a oito meses e o governador se licenciará do cargo por pelo menos 30 dias, a partir desta segunda-feira, 28. Francisco Dornelles, vice-governador, assume o cargo durante o período.

Apesar de ser de um tipo agressivo, de acordo com os médicos, pacientes diagnosticados com a patologia têm grandes chances de cura. “É um tratamento habitual, direcionado para este tipo de patologia. A expectativa é de um resultado favorável no tratamento dessa doença”, explicou o oncologista Daniel Tabak, que acompanha o caso. Segundo ele, o linfoma se manifestou em Pezão principalmente na oitava e nona vértebras torácicas, que apresentaram um tipo de “erosão”. “O governador tem fatores clínicos de bom prognóstico. Mais de 70% dos pacientes ficam curados com esse tipo de tratamento. A nossa expectativa é que o tratamento seja bem-sucedido”, ressaltou o médico.
    
Governo

Pezão reafirmou que, apesar da licença médica, estabeleceu uma rotina diária de trabalho com seu secretariado, pessoalmente ou por meio de mensagens. Durante a coletiva, Pezão demonstrou otimismo e comentou o avanço da negociação das dívidas do Estado com a União.

“Tenho total confiança nos médicos que me tratam. Sempre procuro ver pelo lado bom. É um momento difícil para o país, mas tem diversas medidas que estávamos tomando. Eu, particularmente, fiquei muito feliz esta semana de ter visto o avanço do acordo da dívida, que foi uma batalha nossa. Eu, junto com o governador Colombo (Raimundo Colombo, Santa Catarina) e outros governadores, trabalhamos há mais de um ano para a lei que vai ser votada. Está tudo certo para começar a votar na Câmara na terça-feira. É um avanço significativo porque é uma demanda antiga e nós trabalhamos muito para isso. Vai ajudar muito os estados, principalmente, o Rio de Janeiro”, disse o governador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Governo do Estado | câncer
Publicidade