Pesquisa da Firjan aponta queda em volume de produção no Centro-Norte fluminense

Exportar é a opção diante da desconfiança dos empresários quanto ao futuro
quarta-feira, 08 de fevereiro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: WikiCommons)
(Foto: WikiCommons)

O otimismo dos empresários quanto ao futuro, que vinha aparecendo em pesquisas anteriores, não se repetiu na última sondagem realizada pela Firjan. A expectativa para os próximos seis meses é de redução da demanda pelos produtos (45,9 pontos). Consequentemente, os entrevistados projetam queda nas compras de matérias-primas (43,7 pontos) e em investimentos (42,0 pontos), com impacto direto na redução do número de empregados (40,8 pontos). Como alternativa ao mercado interno, as indústrias planejam destinar sua produção às exportações (54,9 pontos).

Segundo o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) - que reúne 27 federações estaduais, Robson Andrade, os empresários acreditam nas promessas de dias melhores, mas não planejam investir. Se por um lado há otimismo, por outro percebem uma realidade pessimista. “Eles alegam ter capacidade ociosa”, comentou, acreditando que o desemprego seria de 20 milhões e não de 12 milhões, como recentemente divulgado.  E justificou: “As pesquisas só registram os que procuram emprego”, alertou.

A sondagem do Sistema Firjan, divulgada na segunda-feira, 6, apontou redução da atividade industrial no Centro-Norte fluminense. O indicador de volume de produção registrou 39,7 pontos em dezembro. O fenômeno está associado ao nível de estoques que ficou acima do planejado. Com isso, o mercado de trabalho manteve-se desaquecido e o número de empregados registrou queda, com o indicador marcando 43,7 pontos.

A pesquisa varia de zero a 100 pontos. Os valores abaixo de 50 indicam redução ou pessimismo e acima de 50 representam aumento ou otimismo. Com relação às condições financeiras, os empresários mantiveram-se insatisfeitos no quarto trimestre. A situação financeira continuou ruim, registrando 33,5. A reduzida margem de lucro operacional (27,4 pontos) e a dificuldade de acesso ao crédito (23,6 pontos) contribuíram para a deterioração do equilíbrio financeiro das indústrias.

Participaram da sondagem industrial empresas de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Moraes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Firjan | sondagem industrial
Publicidade