Pastor de 29 anos é o novo colunista do jornal

Gerson Acker assinará espaço em VOZ DA SERRA sobre os 500 anos da reforma protestante
sábado, 15 de julho de 2017
por Dayane Emrich
O pastor capixaba Gerson Acker, que mora há 9 meses em Nova Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)
O pastor capixaba Gerson Acker, que mora há 9 meses em Nova Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)

Em 2017, a reforma protestante realizada por Martinho Lutero completa 500 anos. E, para celebrar a data, além de diversas atividades no mês de outubro, como apresentação de orquestras, palestras e cultos temáticos, o pastor Gerson Acker lançará, junto à A VOZ DA SERRA, uma coluna semanal. A ideia é trazer para debate temas que envolvem história, religião, sociedade, cultura e até mesmo política.

“A proposta da coluna é falar sobre as diversas temáticas que envolvem a reforma protestante e mostrar a pertinência desses temas no mundo pós-moderno, isso em uma linguagem jovem, dinâmica, e que faça sentido para qualquer pessoa nos dias de hoje. Como exemplo, posso citar o debate em torno da imagem do próprio ser humano; a sagrada escritura; a relação do cristão com a política, a fé e a espiritualidade. Não será um texto doutrinário; terá estilo de crônica e muitas curiosidades históricas -- um texto profundo e leve de ser apreciado”, afirma o pastor.

Natural de Santa Maria de Jequitibá, município do Espírito Santo, Gerson tem 29 anos de idade, e há nove meses mora em Nova Friburgo, onde atua como pastor da Igreja Luterana. “Cheguei aqui em setembro de 2016. Acho muito interessante que, dentro do histórico da comunidade, eu sou o pastor mais jovem atuando. É um verdadeiro paradoxo,  porque a Igreja Luterana de Nova Friburgo é a mais antiga do Brasil e da América Latina. Ou seja, um pastor de uma geração jovem dentro de uma igreja que tem 193 anos completos em 2017”, explica ele.

Gerson é Bacharel em Teologia, formado pela Faculdade EST (Escola Superior de Teologia), de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. “Fiz meu estágio acadêmico em Estância Velha (RS) e a minha primeira comunidade como pastor foi no oeste da Bahia, em uma cidade chamada Barreiras, que também atendia a região de Luis Eduardo Magalhaes. Fiquei lá em torno de cinco anos e depois vim para Friburgo, com o desafio de assumir a comunidade e tentar dar à ela uma jovialidade e nova dinâmica de trabalho”, conta.

De acordo com Gerson, diferente de outras igrejas que determinam os líderes da comunidade, na luterana, a escolha do pastor é feita por meio de um currículo. Ele conta que a comunidade friburguense estava com vacância pastoral e buscava um perfil jovial, novas ideias e propostas. “A procura era por alguém que trouxesse dinâmica sem deixar de lado a questão da confessionalidade luterana. Enviei o meu currículo e, para minha surpresa, fui o único candidato por quem a comunidade se interessou”, disse.

Questionado sobre a adaptação à Nova Friburgo, Gerson exclama: “Estou achando incrível morar aqui. É uma cidade com muitas características; riqueza cultural e social. De todos os lugares que eu morei, Friburgo foi o que eu me adaptei mais rápido. Com uma semana eu já me sentia um friburguense, disse, explicando que “ uma das coisas que notei, entretanto, é que o cidadão friburguense desconhece o lado histórico da cidade. Muitas pessoas me abordam e dizem que não sabiam que aqui está a Igreja Luterana mais antiga do Brasil e da América Latina, fundada em 1824. Assim, vejo esta como uma oportunidade de divulgar esse nosso patrimônio. Acho também que, no que se refere ao ecumenismo, a Igreja Luterana é muita aberta e tem um ótimo diálogo com as outras denominações. Um dos meus trabalhos é fazer com que tais relações ecumênicas sigam se desenvolvendo na cidade”, disse.

 A Igreja Luterana de Nova Friburgo fica situada na Avenida Galdino do Valle Filho, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2522-3442.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade