Pastelarias: não há queixas, diz Vigilância

Os recentes flagrantes do uso de carnes impróprias e contaminadas por pastelarias chinesas no Rio despertaram apreensão de clientes em Friburgo, mas Vigilância Sanitária não recebeu denúncias
sexta-feira, 22 de maio de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Uma das dezenas de lanchonetes no Centro. Inspeções em pastelarias do Rio despertam interesse pelas condições destes estabelecimentos em Friburgo (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)
Uma das dezenas de lanchonetes no Centro. Inspeções em pastelarias do Rio despertam interesse pelas condições destes estabelecimentos em Friburgo (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

Nas últimas semanas, uma série de notícias sobre a operação especial da Vigilância Sanitária de inspeção em pastelarias da cidade do Rio de Janeiro chamou a atenção de moradores da capital e também de muitos outros municípios vizinhos a metrópole. 

Iniciada no dia 16 de abril, a ação resultou em flagrantes de trabalho escravo e de uso de carne de cachorro. Finalizada na semana passada, a operação de fiscalização resultou em 15 estabelecimentos fechados, 17 interditados por falta de higiene e 36 intimados a fazer obras de melhorias estruturais. Sobre as várias amostras de carnes recolhidas em diferentes pastelarias para análise em laboratório, o resultado constatou que 50% delas estavam contaminadas. Entre as bactérias encontradas havia a presença de Escherichia coli — que habita normalmente no intestino humano e de alguns animais, e por isso sua presença na água ou nos alimentos se deve à contaminação com fezes.

Em Nova Friburgo, o fato também vem gerando polêmica e preocupando muitos consumidores. A redação de A VOZ DA SERRA recebeu ligações e cartas de leitores questionando sobre medidas a serem tomadas no município, já que, somente no centro da cidade, há dezenas de estabelecimentos do tipo. 

Coordenador da Vigilância Sanitária em Friburgo afirma que fiscalizações estão sendo realizadas

Embora muita gente esteja apreensiva, o coordenador da Vigilância Sanitária na cidade afirmou que as fiscalizações estão sendo realizadas. Segundo ele, anualmente, é feito o licenciamento dos diversos estabelecimentos da cidade e junto verificadas as condições de higiene dos mesmos. Ele destacou também que o órgão ainda não recebeu qualquer denúncia sobre o assunto. “Não recebemos nenhuma reclamação e nem estamos realizando operação especial. No caso do Rio de Janeiro, a ação foi motivada por denúncias e por isso houve uma intensificação dos trabalhos de fiscalização em lanchonetes, em especial em pastelarias. Mas aqui, por enquanto, não existe qualquer queixa”, comentou.

O coordenador da vigilância orientou ainda que o cidadão que saiba de alguma irregularidade nos estabelecimentos da cidade faça a denúncia à central de atendimento através do telefone (22) 2523-1958 ou pelo e-mail vigilanciasanitaria@fmsnf.rj.gov.br, para que equipes possam ser enviadas ao local a fim de verificar a situação e, em caso de problemas sejam aplicadas as medidas previstas por lei, que vão de multas a interdição do estabelecimento.

Foto da galeria
Inspeções em pastelarias do Rio despertam interesse pelas condições destes estabelecimentos em Friburgo (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: pastelaria | higiene | lanchonete | restaurante | alimentação | Nova Friburgo | inspeção | fiscalização | comida | Vigilância Sanitária | alimento | saúde
Publicidade