​Parte da Rua Augusto Spinelli terá mão dupla a partir de agosto

Intenção é desafogar trânsito da Rua Sete de Setembro e da Praça Getúlio Vargas
quinta-feira, 21 de julho de 2016
por Márcio Madeira
A sinalização horizontal já foi aplicada na via (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
A sinalização horizontal já foi aplicada na via (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

A Prefeitura anunciou, através da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), que implementará o sistema de mão dupla desde a Rua Carlos Éboli até a Farinha Filho, incluindo todo o trecho da Rua Augusto Spinelli aí compreendido. Com a mudança, válida a partir de 1º de agosto, passa também a ser proibido o estacionamento de veículos nas ruas Alberto Meyer e Augusto Spinelli. Na rua Carlos Éboli, por sua vez, o estacionamento será permitido em apenas um dos lados.

O secretário de Ordem e Mobilidade Urbana, Haroldo César Pereira, explicou que as alterações representam a primeira de três etapas previstas dentro do projeto de mobilidade que visa ligar diretamente a Chácara do Paraíso às Braunes através do Centro. “A intenção é retirar mais um pouco do fluxo de veículos da Rua Sete de Setembro e da Praça Getúlio Vargas, ao dar mais uma opção ao condutor. Essa, na verdade, é a primeira etapa do plano que busca fazer a ligação desde a Ferragens Haga até Braunes, Bairro Ypu e toda a parte mais ao sul do município.” O secretário salientou, contudo, que a mão dupla de direção será válida apenas para os chamados veículos leves. Ou seja, carros e motos.

Preocupações

A reportagem de A VOZ DA SERRA colheu diversas opiniões manifestadas em redes sociais, e encaminhou ao secretário as duas preocupações que foram citadas com maior frequência: o aumento do fluxo de veículos no entorno do Colégio Nossa Senhora das Dores, e a possível sobrecarga da Rua Farinha Filho, já propensa a retenções em horários de maior movimento.

De acordo com Haroldo, existe a possibilidade de ser instalado um exemplar do chamado traffic calming — espécie de quebra-molas mais suave e prolongado, como o que existe no Paissandu — próximo ao CNSD, a fim de reduzir a velocidade dos veículos e tornar mais segura a travessia dos alunos. Já em relação à Rua Farinha Filho, o secretário lembra que os motoristas terão três opções de retorno à Praça Getúlio Vargas, através das ruas Luiz Spinelli, Monsenhor Miranda e a própria Farinha Filho. “Como serão três opções ao todo, acreditamos que o fluxo não irá aumentar para além da capacidade da via. O maior problema ali é a prática da fila dupla, que não pode ser tolerada de forma alguma”, avaliou.

Próximas etapas

Ainda de acordo com Haroldo, a implantação das fases seguintes do projeto dependem da instalação dos novos semáforos. Especialmente o curto trecho entre o início da RJ-150 e a Rua Professor Freze, que tem precisão de funcionar numa espécie de mão dupla intermitente. “Com a futura implantação da segunda fase deste projeto, o sinal da Euterpe irá fechar em frente ao fórum, e o sinal atrás da Haga irá abrir. Nesse momento, os motoristas terão a opção de atravessar a avenida como se fossem ao Hospital Raul Sertã, ou seguir pela própria Euterpe até a Rua Professor Freze, em frente à Candido Mendes, que irá funcionar em mão única sentido Praça Getúlio Vargas. Quando este sinal fechar, nós teremos um tempo de segurança antes que o sinal em frente ao fórum volte a liberar o fluxo de veículos, para garantir que a via esteja liberada ao tráfego no sentido Duas Pedras”, prosseguiu Haroldo.

Por fim, a terceira etapa do projeto, também sem data definida para implantação, prevê a duplicação da mão de direção na parte restante da Rua Augusto Spinelli.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Trânsito | mobilidade urbana
Publicidade