Parlamento Juvenil da Alerj promove Dia D em Nova Friburgo

​Evento que busca ampliar a consciência política dos jovens acontece nesta segunda em diversas escolas públicas
sábado, 06 de maio de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Colégio Estadual Canadá (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
Colégio Estadual Canadá (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

Nesta segunda-feira, 8, todos os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro terão o Dia D do Parlamento Juvenil 2017. A ação visa sensibilizar jovens sobre a importância da consciência política. O Dia D terá a participação de deputados oficiais ou ex-parlamentares juvenis de cada cidade.

Em Nova Friburgo, quatro escolas serão visitadas pelo coordenador do projeto, deputado Wanderson Nogueira. A primeira instituição a receber a ação será o Colégio Estadual Canadá, em Olaria, às 8h, logo após, às 8h50, será a vez do Colégio Estadual Augusto Spinelli, no Cônego. Às 10h, a equipe visita o Colégio Estadual Doutor João Bazet, no Bairro Ypu e, à noite, o Colégio Estadual Feliciano Costa, em Conselheiro Paulino.

“Pelo terceiro ano estamos tendo a oportunidade de coordenar o maior projeto de política para juventude do Estado e queremos bater todos os recordes. Fazemos questão de visitar escolas de Nova Friburgo, mas outros deputados estarão em suas regiões falando sobre o PJ. Estamos certos de que empoderar a juventude para as decisões políticas é um dos caminhos para que o Rio de Janeiro saia dessa crise”, afirma Wanderson.

Desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Esporte Lazer e Juventude, o Parlamento Juvenil tem como objetivo aproximar os jovens da Alerj, ampliar a consciência política, formar novas lideranças e oferecer a oportunidade de estudantes da rede estadual de ensino, de 14 a 17 anos, do 1º e 2º ano do ensino médio, defenderem projetos no plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

As inscrições para a formação do Parlamento Juvenil 2017, inclusive, estão abertas no site www.parlamento-juvenil.rj.gov.br e vão até o dia 14 de maio. Após as inscrições, os alunos passarão pelo processo eleitoral. O primeiro turno nos colégios dos interessados ocorre no dia 24 de maio. É quando os representantes das escolas são escolhidos. Já o segundo turno, quando concorrem entre si todos os candidatos da cidade, acontece no dia 14 de junho. Por fim, as três cidades com maior número de inscritos poderão ocupar duas cadeiras no Parlamento Juvenil. A capital, devido ao grande número de habitantes, já ocupa três cadeiras. Ao todo, 97 jovens participarão da semana de culminância do projeto, em novembro.

Segundo os organizadores, a programação da edição 2017 contará com visitas a projetos sociais, cursos de oratória e comunicação e programações culturais, como a ida ao Pão de Açúcar, ao Museu do Amanhã.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: parlamento juvenil | ALERJ
Publicidade