Paralisação: alunos da Uerj sem aulas durante uma semana

Em Nova Friburgo, cerca de 700 estudantes são forçados a entrar em recesso
terça-feira, 24 de novembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro, campus Nova Friburgo (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro, campus Nova Friburgo (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

Na última segunda-feira, 23, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) divulgou, em seu site, um comunicado oficial informando a suspensão das aulas por uma semana. Na nota, o reitor, Ricardo Vieiralves,  falou sobre as dificuldades passadas pela instituição e o motivo da paralisação. “A Uerj encontra-se em situação de insalubridade por conta da descontinuidade dos serviços terceirizados que afeta a segurança das pessoas e do patrimônio, causada pela situação pública da grave crise de financiamento do Estado do Rio de Janeiro”. De acordo com o documento, as atividades acadêmicas foram interrompidas ontem, 24. A paralisação deve se estender até a próxima terça-feira, 1º de dezembro. Cada unidade, no entanto, terá autonomia para definir as atividades substanciais que não serão suspensas.

Em Nova Friburgo, o campus regional da Uerj, o Instituto Politécnico (IPRJ), também aderiu à paralisação, forçando os cerca de 700 alunos dos cursos de graduação em engenharia mecânica e engenharia de computação e pós-graduação em modelagem computacional e ciência e tecnologia de materiais a entrar em recesso. Segundo uma funcionaria do IPRJ, que preferiu não se identificar, a interrupção das aulas aconteceu em razão da falta de pessoal terceirizado.

“No campus Friburgo estamos com problemas como a falta de internet, por exemplo. Mas, no Rio há dificuldades maiores: elevadores não funcionam, falta gente pra fazer a limpeza”, disse. Ainda conforme a nota, as negociações para o retorno a normalidade estão sendo realizadas durante toda a semana e o governo acena com perspectivas de resolução. O reitor, entretanto, finalizou afirmando que “a situação atual aumenta o risco institucional”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: UERJ
Publicidade