Para ver e refletir

Cinema contra a intolerância: filmes que combatem a discriminação étnica, religiosa, racial, sexual e tantas outras
segunda-feira, 29 de junho de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Para ver e refletir

Nestes tempos sombrios de intolerância e preconceito, o cinema tem se mostrado um veículo de comunicação contrário a tais manifestações, combatendo com veemência estes graves conflitos sociais. Desde o célebre “Intolerância”, um filme mudo norte-americano de 1916 dirigido por D. W. Griffith, considerado uma das obras-primas do cinema, com três horas e meia de duração, até os dias de hoje, como alguns apresentados no Oscar 2015, a Sétima Arte aliou-se aos fracos e oprimidos revelando uma luta permanente contra o ódio e a segregação.

A lista de filmes com este conteúdo é extensa e abrange todas as formas de discriminação étnica, religiosa, racial, sexual e tantas outras que afligem as minorias em todos os países. Abaixo, listamos alguns deles, que resumem o corolário da discriminação que infelizmente ainda está longe de ser banida da sociedade. 

Flores raras (2013)

História real da arquiteta Lota de Macedo Soares (Glória Pires), que vive um caso de amor com a poeta norte-americana Elizabeth Bishop (Miranda Otto). Baseado no livro de Carmen L. de Oliveira.

12 anos de escravidão (2014)

Em 1841, o letrado e bem-sucedido negro Solomon Northup é sequestrado e vendido como se fosse escravo. Ao longo de 12 anos, ele precisa superar as humilhações físicas e emocionais para sobreviver.

Azul é a cor mais quente (2013)

Adèle tem 15 anos quando conhece Emma, uma bela garota de cabelos azuis. Elas se apaixonam, mas guardam isso em segredo enquanto sofrem com os preconceitos.

Preciosa (2010)

A personagem do filme teve a vida cercada de problemas, que vão da gravidez na adolescência (resultado de estupro) ao fato de ser negra, pobre e obesa. Diante disso, ela passa a achar que merece o sofrimento.

O pagador de promessas (1962)

No interior da Bahia, Zé do Burro precisa saldar uma promessa que fez a Santa Bárbara levando uma enorme cruz de madeira até um altar em Salvador.

Malcolm X (1993)

Cinebiografia do líder afro-americano Malcolm X. Filho de um pastor assassinado pela Klu Klux Klan, Malcolm torna-se um orador fervoroso, que prega o diálogo entre brancos e negros.

Você também poderá gostar:

Tomates Verdes Fritos 

Preconceito racial, sexual e contra a mulher eram a ordem do dia no início do século passado. Um romance entre duas jovens acende um pavio de pólvora que vai queimar até seus descendentes, nos dias de hoje.

A Cor Púrpura

Steven Spielberg já dirigiu diversos filmes sobre preconceito racial, mas nenhum talvez seja melhor que o seu primeiro. Conta a relação de duas irmãs negras separadas na adolescência e vítimas de todo tipo de violência durante mais de 50 anos. Uma história de amor familiar, brutal e redentora.

Filadelfia 

Este incrível filme com Tom Hanks fala de um preconceito contra homossexuais que contraíram HIV, questões ainda atuais em nosso tempo. Um filme premiadíssimo, a ser visto por todos, em qualquer época, por todas as gerações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Light | Cinema | sétima arte | filme | discriminação | preconceito | intolerância
Publicidade