Para manter a cidade limpa, que tal descartar o lixo no horário certo?

Concessionária disponibiliza calendário com as rotas pré determinadas de seus caminhões
quinta-feira, 09 de fevereiro de 2017
por Karine Knust
Em muitas calçadas, pedestres dividem espaço com sacos de lixo descartados fora do horário (Foto: Arquivo AVS)
Em muitas calçadas, pedestres dividem espaço com sacos de lixo descartados fora do horário (Foto: Arquivo AVS)

Sacolas com restos de alimento, entulhos, caixas de papelão. São alguns dos itens vistos aos montes em diversos espaços públicos da cidade. Na semana passada, A VOZ DA SERRA abordou a questão do descarte de forma indiscriminada de eletrônicos e móveis, mas os sacos de lixo que se acumulam nas calçadas também são motivo de queixas de muitos friburguenses, há anos.

No centro da cidade, por exemplo, os inúmeros imóveis comerciais, prédios residenciais e restaurantes, geram um grande volume de lixo. Em grande parte dos bairros da cidade, também prevalece o costume de descartar resíduos domésticos na rua fora dos horários de coleta. Como consequência, as calçadas costumam ficar cheias de sacos de lixo todos os dias.

Nova Friburgo possui um trabalho de coleta regular desenvolvido pela Empresa Brasileira de Meio Ambiente - EBMA, mas, o serviço é feito com base em um sistema de rotas e horários. O que pode minimizar a poluição visual e do meio ambiente, já que muitas sacolas são destruídas por animais que ficam soltos na rua e outras acabam parando em córregos e rios, é exatamente conhecer e respeitar o cronograma da coleta de lixo.

De acordo com a EBMA, as coletas diurnas, a partir das 9h, nas segundas, quartas e sextas-feiras, acontecem nos trechos urbanos das rodovias RJ-116, RJ-150 e RJ-142. Nas terças, quintas e sábados, a rota de coleta diurna passa pelas localidades de São Geraldo; Córrego Dantas; loteamentos e bairros de Conselheiro Paulino; trechos da RJ-130; RJ-148 na altura de Riograndina e RJ-116, no distrito de Mury. Ainda segundo a empresa, no Centro e em Olaria, a coleta acontece diariamente.

Durante a noite, após às 19h, nas segundas, quartas e sextas, os caminhões de coleta de lixo ainda passam nas localidades de Theodoro, Mury, Ponte da Saudade, Parque Imperial, Varginha, Tingly, Vila Amélia, Cascatinha, Sítio São Luiz, Marechal Rondon e Granja do Céu. Nas noites de terças, quintas e sábados, são atendidas as áreas de parte do Centro, Duas Pedras, Olaria, Cônego, Parque São Clemente, Vale dos Pinheiros e Lagoinha.

Vale lembrar que a EBMA coleta somente resíduos domiciliares. Para saber mais informações sobre dias e locais de coleta, basta entrar em contato com a empresa pelo (22) 2529-3000 ou pelo e-mail sacebma@vitalambiental.com.br.

Formas adequadas para o descarte

Além de respeitar os horários e dias de coleta, é preciso ter atenção na hora de descartar os resíduos. Confira dicas divulgadas pela EBMA:

> Utilize sempre sacos plásticos reforçados;

> Nunca utilize a capacidade total de armazenamento dos sacos de maior capacidade. Além de facilitar a coleta, atitudes como essa evitam acidentes de trabalho;

> Embale adequadamente cacos de vidros, objetos cortantes ou perfurantes.

> Materiais perfuro cortantes (como agulhas, lâminas de bisturi e etc..) não podem ser descartados em lixo comum.

> Para evitar acesso dos animais, coloque o lixo em locais próprios.

> Coloque o lixo meia hora antes do horário do caminhão da coleta.

 

  • Concessionária disponibiliza calendário com as rotas pré determinadas de seus caminhões (Foto: Divulgação)

    Concessionária disponibiliza calendário com as rotas pré determinadas de seus caminhões (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: descarte de lixo | descarte irregular
Publicidade