Pane no Sisreg causa transtorno na marcação de exames e consultas pelo SUS

Sistema começou a oscilar na segunda-feira e só estabilizou nesta quinta
quinta-feira, 05 de abril de 2018
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Alerrandre Barros)
(Foto: Alerrandre Barros)

Quem procurou as unidades de saúde públicas de Nova Friburgo no início desta semana certamente voltou para casa sem uma solução. É  que o Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), do Sistema Único de Saúde (SUS), responsável pelo agendamento de exames e consultas, esteve fora do ar. De acordo com um funcionário do posto de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, o sistema teria começado a apresentar problemas na última segunda-feira, 2.

Devido a situação, foi afixado um cartaz no guichê de atendimento da unidade informando que o Sisreg estava fora do ar, por isso as marcações de consultas e exames não estavam sendo realizadas. Maria de Lurdes Oliveira foi ao posto de saúde na última quarta-feira, 4, e se deparou com o cartaz ao se dirigir ao guichê. “Preciso marcar uma ultrassonografia para minha filha e vim ao Centro só para resolver isso. Não adiantou”, reclamou a vendedora de Nova Suíça.

“Fui ao posto na segunda-feira e o sistema já estava ruim, oscilando toda hora, e por isso não consegui agendar a consulta. Aí voltei na quarta na esperança de resolver o problema, mas nada feito”, afirmou o aposentado Carlos Martins, morador do Cascatinha, em mensagem enviada à redação de A VOZ DA SERRA.

Entramos em contato com a prefeitura nesta quinta-feira, 5, para saber os motivos que causaram a pane, se há uma medida alternativa nesses casos de falha e como fica a situação dos pacientes que não conseguiram agendar atendimentos ou serviços. Em nota, o governo municipal declarou apenas que “houve uma lentidão do Sistema de Regulação - Sisreg, que é de responsabilidade do Estado e destacou, porém, não houve falta de atendimento”. Nesta quinta-feira, o Sistema Nacional de Regulação voltou a funcionar normalmente.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde | sisreg
Publicidade