Orquestra comemora aniversário com concerto gratuito sexta

Evento da Universidade Candido Mendes acontece no Teatro Municipal Laercio Ventura
terça-feira, 14 de novembro de 2017
por Karine Knust
Orquestra comemora aniversário com concerto gratuito sexta

 A primeira década de história da Orquestra Candido Mendes será marcada por um evento que promete celebrar o feito em grande estilo. Com entrada franca, o concerto comemorativo acontece na próxima sexta-feira, 17, às 20h, no Teatro Municipal Laercio Ventura. No repertório, canções de George Bizet, Johann Christian Bach, Georg Friedrich Händel e muito mais.

Criado pelo pró-reitor de Expansão da Universidade Candido Mendes, professor Alexandre Gazé, o grupo se consolidou com a dedicação do também professor e regente Francisco Fernandes Filho, falecido este ano. Francisco foi coordenador do Curso Superior de Música da Universidade Candido Mendes durante muitos anos, cargo que atualmente é ocupado por Margareth Farah.

Além de encantar o público, a apresentação ainda deve garantir muita emoção. Isso porque, a orquestra e o coro dos alunos da Candido Mendes apresentarão a peça “Ave Verum”, de Mozart, em homenagem ao saudoso regente Francisco Fernandes Filho e a música “Melodia sentimental”, de Heitor Villa-Lobos, na voz do tenor Ágni Sous, homenageando o contratenor e organista Francisco Freitas.     

Já consagrada em Nova Friburgo e região, a orquestra - conduzida pelo  maestro e trompetista tcheco Zdenek Svab - acumula apresentações em diversas cidades nestes dez anos. Com cerca de 45 músicos, a orquestra-escola é aberta a novos membros, sem limite de idade para participação. Para compor o grupo, basta ter leitura musical e um pouco de conhecimento no instrumento escolhido.

Margareth aposta ainda na possibilidade de disseminar mais a música. “Gostaríamos muito de poder levar a orquestra às escolas, para a  formação de um novo público voltado para a música erudita”, afirma ela. Os ensaios da orquestra acontecem todas as sextas-feiras, às 19h30, na Escola de Música da Ucam (Avenida Júlio Antônio Thurler, 34, anexo a Luau TV, em Olaria).

A Escola de Música

Além do Curso Superior de Música, a Escola de Música da Candido Mendes também cursos livres de vários instrumentos. Há aulas em grupo de violino, violão, percussão e curso preparatório para concursos e teste de habilidade específica (teoria, percepção e outros). Também são oferecidas aulas individuais de violino, viola, violão, flautas doce e transversa, guitarra, bateria, canto, clarinete, acordeon, piano, teclado, piano popular, trompa, baixo elétrico e violoncelo. Mais informações pelos telefones (22) 2521-0825 ou 2103-3000.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Música
Publicidade