Orquestra comemora aniversário com concerto gratuito sexta

Evento da Universidade Candido Mendes acontece no Teatro Municipal Laercio Ventura
terça-feira, 14 de novembro de 2017
por Karine Knust
Foto de capa

 A primeira década de história da Orquestra Candido Mendes será marcada por um evento que promete celebrar o feito em grande estilo. Com entrada franca, o concerto comemorativo acontece na próxima sexta-feira, 17, às 20h, no Teatro Municipal Laercio Ventura. No repertório, canções de George Bizet, Johann Christian Bach, Georg Friedrich Händel e muito mais.

Criado pelo pró-reitor de Expansão da Universidade Candido Mendes, professor Alexandre Gazé, o grupo se consolidou com a dedicação do também professor e regente Francisco Fernandes Filho, falecido este ano. Francisco foi coordenador do Curso Superior de Música da Universidade Candido Mendes durante muitos anos, cargo que atualmente é ocupado por Margareth Farah.

Além de encantar o público, a apresentação ainda deve garantir muita emoção. Isso porque, a orquestra e o coro dos alunos da Candido Mendes apresentarão a peça “Ave Verum”, de Mozart, em homenagem ao saudoso regente Francisco Fernandes Filho e a música “Melodia sentimental”, de Heitor Villa-Lobos, na voz do tenor Ágni Sous, homenageando o contratenor e organista Francisco Freitas.     

Já consagrada em Nova Friburgo e região, a orquestra - conduzida pelo  maestro e trompetista tcheco Zdenek Svab - acumula apresentações em diversas cidades nestes dez anos. Com cerca de 45 músicos, a orquestra-escola é aberta a novos membros, sem limite de idade para participação. Para compor o grupo, basta ter leitura musical e um pouco de conhecimento no instrumento escolhido.

Margareth aposta ainda na possibilidade de disseminar mais a música. “Gostaríamos muito de poder levar a orquestra às escolas, para a  formação de um novo público voltado para a música erudita”, afirma ela. Os ensaios da orquestra acontecem todas as sextas-feiras, às 19h30, na Escola de Música da Ucam (Avenida Júlio Antônio Thurler, 34, anexo a Luau TV, em Olaria).

A Escola de Música

Além do Curso Superior de Música, a Escola de Música da Candido Mendes também cursos livres de vários instrumentos. Há aulas em grupo de violino, violão, percussão e curso preparatório para concursos e teste de habilidade específica (teoria, percepção e outros). Também são oferecidas aulas individuais de violino, viola, violão, flautas doce e transversa, guitarra, bateria, canto, clarinete, acordeon, piano, teclado, piano popular, trompa, baixo elétrico e violoncelo. Mais informações pelos telefones (22) 2521-0825 ou 2103-3000.

 

LEIA MAIS

Produção está nas negociações finais do show, que deverá acontecer em agosto

Em apenas duas semanas, videoclipe de cantor friburguense já foi visto cerca de quatro mil vezes

Euterpe vai tocar na Praça do Catarcione em comemoração à vitória do Bola Branca no carnaval

Publicidade
TAGS: Música