'Oráculo Project' chega a Nova Friburgo

Presente em capitais do Brasil e do mundo, intervenção artística ocupa alguns pontos da cidade
quinta-feira, 19 de novembro de 2015
por Flávia Namen
A polêmica operação de corte raso dos eucaliptos da Praça Getúlio Vargas inspirou esta outra intervenção com tinta vermelha na base do tronco (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
A polêmica operação de corte raso dos eucaliptos da Praça Getúlio Vargas inspirou esta outra intervenção com tinta vermelha na base do tronco (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

Usar a arte de rua para expressar sentimentos, propagar ideias e conceitos de vida. Essa é a proposta do “Oráculo Project”, ação lançada há cerca de cinco anos por um pensador anônimo que espalha mensagens sobre temas variados no cenário urbano. A curiosa iniciativa, que já ganhou as principais metrópoles do Brasil e do mundo, chegou recentemente à Nova Friburgo e vem atraindo a atenção de pessoas de todas as idades em meio a correria do dia a dia. Quem passa pela ponte de pedestres que liga as avenidas Comte Bittencourt e Galdino do Valle Filho, por exemplo, tem se surpreendido com a intervenção pintada em uma moldura no chão e assinada pelo oráculo que diz: “Pare aqui, aprecie a vida por um minuto e sorria.”

A polêmica operação de corte raso e poda dos eucaliptos da Praça Getúlio Vargas, ocorrida nos primeiros meses deste ano, também inspirou uma manifestação do artista anônimo. Nos canteiros laterais da praça, alguns troncos de eucaliptos cortados receberam uma pintura vermelha em alusão à agressão ambiental sofrida pelas espécies. Pelo chão, próximo a assinatura do oráculo, foram pintados alguns pingos vermelhos que remetem a gotas de sangue.  

As intervenções em Nova Friburgo se somam as realizadas em espaços públicos de grandes capitais mundiais como Amsterdam, Londres e Paris, palco dos recentes atentados terroristas que chocaram o mundo. No Brasil, a arte anônima de rua pode ser vista em grandes centros como o Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, despertando a reflexão das pessoas quanto ao sentido do cotidiano que as cerca. Apesar de despretensiosas, as ações estão fazendo a diferença no cotidiano de muita gente. Prova disso, é que no Instagram, o oráculo já tem quase seis mil hashtags de admiradores.

Para quem aprecia a arte de rua, o anonimato do artista faz com que ele represente todo e qualquer cidadão comum que vive em um centro urbano, com seus desejos, opiniões e angústias. A desconhecida identidade, entretanto, também dá margem a especulações e palpites. Há quem acredite que as intervenções são feitas por um jovem de classe média alta pela proposta bem elaborada e a série de metrópoles abrangidas. “Acho que deve ser um cara rico, que tem tempo para se dedicar a esse projeto e viajar pelo mundo para difundí-lo”, disse a professora Ana Clara Ferreira, uma das apreciadoras locais da iniciativa.

Alguns ideais contidos na página do projeto

Substantivo masculino que significa previsão do futuro, ou a pessoa ou entidade que faz esse prognóstico, a palavra oráculo também estava associada na antiguidade ao local que  distribuía a sabedoria. Possivelmente por isso foi escolhida para batizar a iniciativa que vem tomando conta dos mais variados espaços públicos. Na página do projeto em uma rede social, é possível saber mais detalhes da criativa ação. Confira abaixo alguns ideais:

O oráculo não tem nome ou sobrenome, não tem idade…
O oráculo não é uma figura pública ou um personagem…
Não tem cidadania, não tem conta bancária, não liga pra dinheiro
Não simpatiza com políticos, não gosta de corrupcão, não admite mentiras
Não mente e não se contradiz
O oráculo não está de brincadeira, não assiste séries de tv ou reality show
O oráculo não aceita o desmatamento, não admite o desperdício, não entende o racismo
Não aceita a falsidade ou a hipocrisia
Não joga lixo no chão
Não aceita ligacões de números restritos
Não dorme...
Não se cansa…

  • Esta ponte de pedestres que liga as avenidas Comte Bittencourt e Galdino do Valle é um dos pontos onde a ação foi realizada. Num trecho do chão foi pintada a frase: “Pare aqui, aprecie a vida por um minuto e sorria.” (Foto: Facebook)

    Esta ponte de pedestres que liga as avenidas Comte Bittencourt e Galdino do Valle é um dos pontos onde a ação foi realizada. Num trecho do chão foi pintada a frase: “Pare aqui, aprecie a vida por um minuto e sorria.” (Foto: Facebook)

  • A arte anônima de rua pode ser vista em várias metrópoles e é um convite à reflexão (Foto: Facebook)

    A arte anônima de rua pode ser vista em várias metrópoles e é um convite à reflexão (Foto: Facebook)

  • A arte anônima de rua pode ser vista em várias metrópoles e é um convite à reflexão (Foto: Facebook)

    A arte anônima de rua pode ser vista em várias metrópoles e é um convite à reflexão (Foto: Facebook)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Intervenção artística
Publicidade