Opiniões (A Nova Friburgo dos meus sonhos...) – 23/05/2015

Como você gostaria de ver Nova Friburgo aos 200 anos?
sábado, 23 de maio de 2015
por Jornal A Voz da Serra
“Nova Friburgo + 200 anos” (Reprodução)
“Nova Friburgo + 200 anos” (Reprodução)

Dando continuidade à série iniciada na semana passada em comemoração aos 197 anos de fundação de Nova Friburgo, o jornal A VOZ DA SERRA prossegue com a enquete sobre as expectativas para o bicentenário da cidade. A equipe de reportagem foi às ruas ouvir a opinião de pessoas dos mais variados segmentos sobre o que desejam para os 200 anos do município, a serem completados em 2018. A abordagem vem ao encontro do projeto “Nova Friburgo +200 anos”, que começa a ser discutido por representantes de diversos setores do município para a construção de uma cidade mais próspera, bonita, segura e sustentável. Confira as opiniões: 

Neste mês de aniversário da cidade, qual sua expectativa para o bicentenário em 2018?

“Espero que a cidade esteja com uma saúde melhor, uma educação melhor, um trânsito mais organizado... Esse é o meu desejo e acho que a prefeitura já está tentando resolver esses problemas e se preparando para os 200 anos da cidade, que serão um marco importante. Mas não basta só isso. É preciso que haja também uma participação popular e que a comunidade faça a sua parte porque os cuidados com a cidade não cabem só ao poder público.”

Francisco Amêndola, 53, jornaleiro, Centro

“Quero o melhor para Friburgo, cidade que moro há 50 anos e que era uma referência no estado, com suas indústrias e seu turismo. Infelizmente isso ficou no passado e hoje a cidade tem problemas em vários setores, como o da saúde. O Hospital Raul Sertã está sem estrutura para oferecer um bom atendimento. A cidade também poderia ter um turismo mais desenvolvido mas, para isso, é preciso tomar conta da casa. Não adianta fazer eventos sem cuidar do básico, que é a limpeza da cidade. A gente passa pela Avenida Alberto Braune às segundas-feiras e só vê lixo acumulado nas calçadas. Infelizmente, minha expectativa é mínima, porque acho que a classe política está mais preocupada com os seus interesses.” 

Maurício Vicente Ribeiro, 85, aposentado, Centro

“Espero que as pessoas tenham mais consciência quanto ao bem-estar animal e não abandonem mais os bichinhos nas ruas, principalmente os velhos e doentes. Os cachorros de rua são um problema da prefeitura e também da sociedade. Os defensores dos animais como eu estão cansados de tantos casos para cuidar. As pessoas deveriam ter mais informação e quebrar alguns paradigmas como o de que as cadelas têm que ter seus filhotes sempre no primeiro cio. Isso é totalmente absurdo, prejudica a saúde do animal é só contribui para aumentar a população dos cães de rua. Essas ideias só vão mudar com um trabalho de conscientização da população e de educação nas escolas públicas sobre a importância de cuidar corretamente dos animais e não abandoná-los. Isso já poderia estar sendo colocado em prática para termos uma cidade que chegue aos 200 anos sem casos de maus-tratos e abandono a seus animais.”

Emilene Diniz, 38, jornaleira, Braunes

“Espero melhoras no setor de saúde, educação e trânsito. A cidade está deixando muito a desejar nesses setores, principalmente no da saúde. Gostaria que o Hospital do Câncer já estivesse funcionando em 2018, o que seria muito bom para a população. O trânsito de Friburgo também está difícil e precisa melhorar bastante. Vamos aguardar e torcer para que as coisas melhorem nesses três anos que faltam para os 200 anos da cidade.” 

João Batista Boeta, 61, taxista, Riograndina

“A princípio o que a gente mais espera são bons governantes que tenham amor pela cidade. O resgate do nosso turismo é outra ação que tem que ter prioridade. Temos excelente gastronomia, uma boa rede hoteleira, um clima privilegiado e uma natureza exuberante que não são bem explorados. Não temos mais movimento turístico e acho que o setor precisa ser olhado com mais carinho e ganhar mais investimentos para atrair as pessoas para cá e aquecer a economia e o comércio. Um exemplo disso é o nosso inverno, que é diferenciado e poderia ser melhor divulgado aos turistas.”

Fernando Fofano, 38, cabeleireiro, Centro

“Não sou de Friburgo mas já me considero um friburguense de coração desde que vim trabalhar aqui. Acho que a cidade precisa de mais atenção porque ainda não está totalmente recuperada da catástrofe de 2011 e ainda tem estragos. É uma cidade fantástica mas não vem recebendo seu devido valor. Também precisamos com urgência levantar a autoestima do povo maravilhoso daqui. Para os 200 anos, espero a melhoria da cidade sob todos os seus aspectos e acredito na sua recuperação. Acho que é preciso incentivo e apoio político dos governantes para que Friburgo volte a ser o que sempre foi: uma grande cidade.”

Cláudi Cerni, 61, professor universitário, Braunes

“Como profissional na área de moda e eventos espero que apareçam mais oportunidades de diversão para os jovens e pra todos. Friburgo é uma cidade linda de se viver e merece um calendário bacana. Trabalho em 32 municípios do estado e já morei em várias cidades, mas não tem lugar como aqui. Temos um clima privilegiado, uma natureza exuberante e uma boa qualidade de vida. Espero que daqui a três anos a cidade esteja ainda melhor de se viver e que já tenha um bom calendário de eventos para atrair os turistas e contribuir com o crescimento da cidade.”

Ricardo Cler, 47 produtor de moda, Centro

  • Francisco Amêndola, 53, jornaleiro, Centro (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Francisco Amêndola, 53, jornaleiro, Centro (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • Maurício Vicente Ribeiro, 85, aposentado, Centro (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Maurício Vicente Ribeiro, 85, aposentado, Centro (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • Emilene Diniz, 38, jornaleira, Braunes (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Emilene Diniz, 38, jornaleira, Braunes (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • João Batista Boeta, 61, taxista, Riograndina (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    João Batista Boeta, 61, taxista, Riograndina (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • Fernando Fofano, 38, cabeleireiro, Centro (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Fernando Fofano, 38, cabeleireiro, Centro (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • Cláudi Cerni, 61, professor universitário, Braunes (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Cláudi Cerni, 61, professor universitário, Braunes (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • Ricardo Cler, 47 produtor de moda, Centro (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Ricardo Cler, 47 produtor de moda, Centro (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: aniversário | Homenagem | comemoração | Nova Friburgo | 197 anos
Publicidade