Opiniões: "A falta de luz do fim de semana afetou o seu cotidiano?"

Confira o depoimento de alguns friburguenses sobre os apagões de sábado e domingo em diversos pontos do município
terça-feira, 01 de dezembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Leacir Pereira de Melo (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
Leacir Pereira de Melo (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

Para a maioria das pessoas as consequências do apagão foram pequenas, julgando ter sido curto o tempo sem energia elétrica. Excetuando-se a escuridão nas residências, obrigando a uma boa dose de paciência dos moradores, alguns comerciantes relataram casos de prejuízo financeiro por não poder atender a clientela ou porque tiveram que redobrar a atenção devido à escuridão. Confira alguns depoimentos.

“Foi só a escuridão e não chegou a prejudicar nada, não. Na hora eu fiquei preocupado por causa do movimento. Alguém poderia ir embora, mas o ambiente estava legal, bem família, e não deu erro nenhum. A luz de emergência quebrou o galho e não queimou aparelho nenhum. Foi rápido. Tudo bem."
Elias Fernando Emerick, comerciante

"A mim não afetou nada, mas na casa de um amigo meu aconteceu alguma coisa. A gente estava conversando e a luz ia e voltava e acabou queimando alguma coisa lá, mas eu estava de saída e não vi o que aconteceu. Comigo foi só a escuridão, nada sério."
Fábio Oliveira, vendedor, Campo do Coelho

"Não me atrapalhou, não, foi só a escuridão. Demorou um pouquinho, mas não chegou a me atrapalhar."
Paulo César Schuenk da Silva, comerciante, Olaria

"Eu estava na rua e não corri risco porque estava com meus filhos, mas se eu estivesse sozinha, com certeza eu iria me preocupar muito. Teria ficado com medo até porque as imediações da Rua General Osório são muito desertas e com iluminação deficiente. E tem muitas pessoas vivendo na rua, paradas em frente ao [Hospital] Raul Sertã e isso preocupa muito."
Lúcia de Fátima Gonçalves Moraes, professora, Centro

"O que atrapalhou é que a gente ficou no escuro. Eu acho um absurdo faltar luz esse tempão todo. Mas não teve maiores consequências, não. Faltou luz no sábado umas duas horas, mais ou menos. No domingo voltou a faltar luz uma hora e pouco lá. Atrapalha, a gente quer fazer as coisas, sair e não pode. É um absurdo."
Leacir Pereira de Melo, calderista, Riograndina

"Prejudica. É chato ficar sem luz. Eu estava chegando do trabalho e aproveitei para descansar. Faltou luz por meia hora."
Cléa Gonçalves, cabeleireira, Terra Nova

"A gente estava com a pastelaria aberta ainda porque funciona até às 23h. E ficamos praticamente uma hora sem trabalhar. Isso prejudica porque a gente usa a fritadeira a luz. Sem a fritadeira não tem como fritar o pastel. Não tinha como trabalhar. Foi um inconveniente que prejudica e impede de entrar um dinheirinho a mais. Uma hora sem trabalhar já viu, né?"
Adriano Pinheiro, comerciante, Varginha

  • Elias Fernando Emerick (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

    Elias Fernando Emerick (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

  • Dulce de Fátima Gonçalves Moraes (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

    Dulce de Fátima Gonçalves Moraes (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

  • Paulo César Schuenk da Silva

    Paulo César Schuenk da Silva

  • Cléa Golçalves (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

    Cléa Golçalves (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

  • Adriano Pinheiro (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

    Adriano Pinheiro (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Opiniões | apagão
Publicidade