Ônibus intermunicipais do estado do Rio serão monitorados

Sistema deve ser implantado até o fim do ano
sábado, 02 de maio de 2015
por Jornal A Voz da Serra

A Secretaria de Transportes e o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado (Detro) lançaram na última quarta-feira, 29, o Sistema de Inteligência e Monitoramento (SIM) para aprimorar a fiscalização dos ônibus intermunicipais. A ferramenta reúne e organiza informações como as rotas realizadas, os números de veículos por linha, a velocidade dos coletivos e desvios de trajeto. Seis linhas já estão sendo monitoradas pela equipe treinada para utilizar a tecnologia. No total, 260 coletivos intermunicipais que atendem aos municípios da Baixada Fluminense, Niterói e Zona Oeste já estão sendo fiscalizados. Em julho, outras 70 linhas serão incluídas no sistema que, até o fim deste ano deverá ser implantado em todos os ônibus intermunicipais do estado.

“Esta é uma nova maneira de tratar e gerenciar o sistema de transporte de passageiros. Com o centro de informações do Detro temos o tratamento das informações que aponta as irregularidades e que dá indicadores de qualidade para a fiscalização. Hoje o sistema monitora 260 coletivos, em dois meses passaremos a fiscalizar 2.300, e, até o final do ano, estaremos incluindo toda a frota no estado, totalizando 13 mil coletivos”, afirmou o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio.

Vale destacar que o SIM pode monitorar por meio de GPS, em tempo real, todos as viagens de ônibus entre os municípios do estado. As imagens são controladas no Centro Integrado do Detro, localizado no Centro. O grande banco de dados também realiza o cruzamento das informações produzindo diariamente relatórios sobre os indicativos de qualidade. Caso alguma irregularidade seja registrada, a fiscalização entra em ação, com os  agentes deslocados para as áreas críticas. 

“Queremos com isso ter a noção clara do que está acontecendo nas linhas para adotarmos medidas para desenvolvermos cada vez mais o nosso trabalho. Antes não tínhamos um software que tratasse as informações, apenas tínhamos a localização das linhas. Agora as ferramentas estão integradas para que possamos entender o cenário para a tomada de decisão”, disse o presidente do Detro, Carlos Luiz Martins Pereira e Souza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Transporte | Trânsito
Publicidade