Olimpíadas 2016: fórum discute oportunidades de negócios para empresas da região

Durante evento foi apresentado um exemplar da tocha olímpica
terça-feira, 24 de maio de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Quem esteve presente no evento também pôde conferir com exclusividade um dos exemplares do símbolo maior do movimento olímpico (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
Quem esteve presente no evento também pôde conferir com exclusividade um dos exemplares do símbolo maior do movimento olímpico (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

Faltando menos de 80 dias para os Jogos Olímpicos Rio 2016, Nova Friburgo recebeu, nesta terça-feira, 24, o Fórum Estadual de Secretarias de Turismo do Rio de Janeiro (Fest-RJ). Com a coordenação do presidente do Fest, José Haddad, o encontro contou com a participação de autoridades, como o subsecretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Philipe Campello, e o vereador Gustavo Barroso.

Representantes do Sebrae, do comitê organizador dos jogos, empresários e instituições que atuam no turismo da região também participaram do evento, cuja proposta foi discutir as diversas oportunidades e possibilidades de negócios proporcionadas pelas Olimpíadas, inclusive para as cidades do interior.

De acordo com José Haddad, outras duas cidades, além de Nova Friburgo, foram escolhidas para receber esta série de palestras. “Nossa intenção é estender a possibilidade de turismo em todo o estado e vislumbramos essa grande oportunidade com a chegada das Olimpíadas. O objetivo do fórum é criar um ambiente propício para que os empresários enxerguem como o interior do estado pode aproveitar esse momento para gerar negócios. É um encontro de trabalho, com objetivos bem focados. Fizemos em Niterói, considerada a porta do interior do estado, em Nova Friburgo, representando a Região Serrana e ainda faremos, no próximo dia 31 um fórum em Penedo para atender toda a região sul. Com esses três encontros pretendemos atingir todo o Rio, gerando fortalecimento no setor e, principalmente, um ambiente favorável para enfrentar a crise com gestão e criatividade”, afirmou o presidente do Fest.

Uma das iniciativas que promete gerar resultados positivos para empresários da região é a “Sebrae no pódio”. A parceria firmada em julho de 2013 entre a entidade e o comitê organizador Rio 2016 tem realizado um processo de diagnóstico, palestras, cursos e consultorias especializadas, para que as  empresas possam se tornam potenciais fornecedores para a cadeia de suprimentos dos jogos. Nesta terça-feira, durante o fórum, a coordenadora regional do Sebrae Nova Friburgo, Fernanda Gripp, apresentou algumas dessas oportunidades.

“Estabelecemos um percentual de compra para os pequenos negócios e estamos envolvidos diretamente nessas capacitações e já temos visto frutos dessa parceria. Os truticultores, por exemplo, têm sua produção certificada para que possam participar do cardápio de alimentação dos atletas. São várias ações para a geração de negócios e estamos muito confiantes”, disse Fernanda.

Tocha olímpica

Apesar de, oficialmente, a cidade só receber o símbolo maior do movimento olímpico no dia 30 de julho, quem esteve presente no evento desta terça-feira pôde conferir com exclusividade um dos exemplares. A tocha olímpica, uma das mais importantes representações no mundo dos esportes, foi apresentada por um dos membros do comitê organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o gerente de Experiência do Espectador, Hélio Cabral, que também aproveitou a oportunidade para apontar dados positivos para os negócios locais.

“Pesquisas mostram claramente que as pessoas têm intenção sim, de buscar as cidades do interior como opção de acomodação, mas é importante frisar que isso só ocorrerá se houver algum tipo de atrativo, algum diferencial que justifique esse turista se hospedar a cerca de duas horas do Rio de Janeiro para assistir aos jogos. É uma questão de conscientização as empresas entenderem essa oportunidade, se mobilizarem e formatarem um pacote que seja, de fato, atrativo a ponto de fazer com que o turista escolha determinada opção”, esclareceu Hélio.

Para o secretário de Turismo de Nova Friburgo, Nauro Grehs, os jogos olímpicos e a passagem da tocha pelo município será uma grande oportunidade para que o município vença um de seus maiores desafios: o turismo contínuo.

“Esperamos um aumento no número de turistas durante os dias dos jogos, mas para nós o maior legado e importância de um evento desta magnitude é a exposição que ele pode gerar para a cidade. Nova Friburgo ficou com uma imagem muito abalada devido à tragédia climática e nós precisamos reverter essa visão mostrando que estamos nos reerguendo, que temos atrativos. A passagem da tocha olímpica por símbolos turísticos da cidade irá nos ajudar nessa missão. A ideia é essa: gerar visibilidade para o município para que a partir daí possamos vencer um grande desafio que é o de ter uma movimentação turística contínua na cidade.” 

A cidade receberá a tocha no dia 30 de julho e é uma das 82 onde haverá pernoite da chama. O percurso previsto, de aproximadamente 12 quilômetros, inclui a Ponte da Saudade, o Centro e Olaria, e deve passar por símbolos turísticos da cidade como o teleférico e o Country Clube, encerrando o trajeto no bairro Olaria, no parque de eventos da Via Expressa. O revezamento da tocha olímpica será feito por 60 pessoas que representam os mais diversos setores do município, dentre elas está o comandante do 11º BPM, coronel Carlos Eduardo Hespanha, vice-campeão brasileiro de judô dos Jogos Pan-Americanos de 1995. A listagem completa com os nomes ainda não foi divulgada pela prefeitura.

Foto da galeria
O secretário de Turismo, Nauro Grehs, o presidente do Fest, José Haddad, e o representante do Comitê Organizador dos Jogos, Hélio Cabral, abriram o evento (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: olimpíadas | Tocha Olímpica
Publicidade