Obras para a contenção de encostas avançam em Conselheiro Paulino

Intervenções nas avenidas Governador Roberto Silveira e Sebastião Martins visam conter deslizamentos
terça-feira, 28 de julho de 2015
por Dayane Emrich
Na Avenida Sebastião Martins, embora ainda em fase inicial, obra anda a passos largos (Foto: Amanda Tinoco)
Na Avenida Sebastião Martins, embora ainda em fase inicial, obra anda a passos largos (Foto: Amanda Tinoco)

A tragédia ocorrida em janeiro de 2011 deixou marcas por diversos pontos de Nova Friburgo e ainda ainda estão em andamento ações dos governos municipal e estadual no sentido de reparar ou intervir em locais de risco. Somente na RJ-116, no trecho que liga os bairros de Duas Pedras e Furnas, este no distrito de Conselheiro Paulino, duas grandes obras de contenção estão sendo realizadas.

Na Avenida Governador Roberto Silveira (trecho de perímetro urbano da RJ-116), próximo ao Vale do Sol, mais de 20 operários trabalham para a construção de um muro de contenção. No local, foi montada uma proteção de madeira, a qual ocupa todo o acostamento do trecho da via, de forma a evitar a ocorrência de acidentes entre os funcionários e os automóveis. Além disso, por ser um trecho com grande fluxo de veículos, foram colocados cones e homens para realizar a sinalização da obra de construção de um grande cortina de concreto. Deste modo, quem passa no trecho deve ter atenção redobrada, já que em alguns momentos do dia, especialmente em horários de pico, o trânsito flui em meia-pista, o que ocasiona retenções. 

Com o mesmo propósito, conter deslizamentos, a obra na Avenida Sebastião Martins, próximo à entrada do Parque das Flores, embora em fase inicial, caminha a passos largos. No local, além de proteção na pista, já foram construídos andaimes de madeiras. A próxima fase é o levantamento do muro.

Sem placas e informações
Procurada pela equipe de A VOZ DA SERRA na última segunda-feira, 27, a Secretaria de Comunicação Social de Nova Friburgo informou que, “de acordo com a Secretaria de Obras, as referidas intervenções estão sob a responsabilidade da concessionária Rota 116” e não soube dar detalhes sobre as construções. Nossa equipe entrou em contato também com a assessoria da concessionária que administra o trecho privatizado da rodovia, mas até o fechamento desta edição não obtivemos resposta sobre o prazo do término e valores gastos com as obras. Vale destacar ainda que nos locais não há placas com a identificação dos responsáveis e informações sobre as obras.   

  • Obra em Duas Pedras tem como objetivo evitar novos deslizamentos como os ocorridos na tragédia de 2011 (Foto: Amanda Tinoco)

    Obra em Duas Pedras tem como objetivo evitar novos deslizamentos como os ocorridos na tragédia de 2011 (Foto: Amanda Tinoco)

  • Cones e homens sinalizando na Avenida  Roberto Silveira a fim de evitar acidentes (Foto: Amanda Tinoco)

    Cones e homens sinalizando na Avenida Roberto Silveira a fim de evitar acidentes (Foto: Amanda Tinoco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Encostas | Obras | Avenida Roberto Silveira
Publicidade