Obras na Praça das Colônias recomeçam semana que vem

Reforma deve ser concluída ainda este ano. Ponto turístico está fechado desde 2011, quando foi afetado pelo desabamento de uma encosta do Morro do Teleférico
quarta-feira, 19 de julho de 2017
por Alerrandre Barros
A Praça das Colônias abandonada (Foto: Henrique Pinheiro)
A Praça das Colônias abandonada (Foto: Henrique Pinheiro)

As obras de conclusão da reforma e da ampliação da Praça das Colônias, na Praça do Suspiro, vão recomeçar na próxima semana, informou nesta terça-feira, 18, o secretário municipal de Obras, Marcelo Veloso Faria. Os repasses de verbas do governo federal foram, enfim, regularizados e o espaço deve ficar pronto em até três meses.

“Na semana que vem vou emitir a autorização para que a construtora retome as obras. Estavamos só aguardando a nomeação de um fiscal para isso. Cerca de 60% da reforma está pronta. Faltavam apenas alguns ajustes, como pintura, por exemplo”, disse Faria.

Em fevereiro deste ano, o prefeito Renato Bravo foi a Brasília para tratar das pendências que faltavam para a liberação de recursos. O problema foi resolvido e, em junho passado, retomou o contrato com a construtora. O espaço, entre o Teatro Municipal e a capela de Santo Antônio, foi afetado pelo deslizamento de uma encosta do Morro do Teleférico durante a catástrofe de 2011.

A revitalização do local é um dos planos do governo para comemoração do bicentenário do município no próximo ano. O espaço deve ganhar uma área coberta e um restaurante. O anfiteatro, no fundo da Praça das Colônias, será reaberto em agosto para as apresentações do Festival de Inverno promovido pela prefeitura entre os dias 21 de julho a 6 de agosto.

As obras realizadas pela Caledônia Construtora Ltda,‭ ‬empresa vencedora da licitação‭, começaram no início em junho de‭ ‬2015,‭ ‬mas foram interrompidas três meses depois.‭ ‬O ponto turístico deveria ter sido reaberto no início de 2016. A reforma faz parte de um convênio firmado entre o município e o Ministério do Turismo,‭ ‬intermediado pela Caixa e, segundo a placa fixada no local,‭ foi orçada em R$‭ ‬497.370.‭

A Praça das Colônias‭ ‬foi ‬criada para a divulgação da cultura das nações que participaram da colonização de Nova Friburgo‭.‭ ‬Há anos,‭ ‬o ponto tinha uma forte referência cultural,‭ ‬com diversas celebrações típicas dos povos colonizadores destacando costumes e tradições valorizados pelas colônias alemã,‭ ‬espanhola,‭ ‬portuguesa,‭ ‬suíça,‭ ‬húngara,‭ ‬austríaca,‭ ‬italiana,‭ ‬japonesa,‭ libanesa e pan-africana.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Obras
Publicidade