Obras da Praça das Colônias são retomadas mais uma vez

Expectativa é que trabalhos sejam concluídos em até 4 meses
quinta-feira, 03 de agosto de 2017
por Dayane Emrich
As obras na Praça das Colônias (Foto: Henrique Pinheiro)
As obras na Praça das Colônias (Foto: Henrique Pinheiro)

Paralisadas diversas vezes por conta da falta de repasses do governo federal, as obras para revitalização e ampliação da Praça das Colônias, no Suspiro, foram retomadas na última quarta-feira, 2. O projeto, elaborado pelo Escritório de Gerenciamento de Convênios e Projetos da Prefeitura (EGCP,) inclui uma série de melhorias no local, entre elas, a construção de um novo telhado. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos até o final deste ano.

“Neste primeiro momento alguns funcionários da prefeitura estão trabalhando na limpeza da área. A obra esteve paralisada por muito tempo, choveu e, portanto, é necessário limpar as tubulações, calhas para que a empresa responsável possa dar continuidade aos trabalhos”, disse o secretário municipal de Obras, Marcelo Velozo Faria.

Orçado em R$ 497.370, 29, o projeto inclui ainda a reforma da cozinha, do restaurante e reparos nos banheiros, que ganharão adaptações para portadores de necessidades especiais. Está prevista também a construção de um depósito para uso do restaurante e a instalação de um sistema de captação de águas das chuvas nos telhados, inclusive na nova cobertura central. A água recolhida será reaproveitada para manutenção de jardins e limpeza.

De acordo com o governo municipal, até agora, 50% dos serviços foram concluídos. “Ontem [quarta-feira, 2], um técnico fez a vistoria do local, para precisar em qual estágio a obra se encontra. Ainda não é possível dizer quantos homens vão atuar na reforma, pois isso acontecerá de acordo com os repasses do governo federal”, disse Marcelo, explicando que os próximos passos incluem a parte elétrica e hidráulica da área, pintura, telhado e o restante do piso.

Para o prefeito Renato Bravo, a recuperação do local é de extrema importância para o turismo. "Trata-se de um espaço onde poderemos incrementar diversas ações após revitalizado. Ações que vão gerar emprego e renda para a população local, promover maior atração de turistas e ainda preservar a memória e história de nossos colonizadores", disse.

Sobre a obra

A Praça das Colônias foi afetada pelo deslizamento de uma encosta do morro do teleférico, na catástrofe de 2011. As obras de reparo do local -- realizadas pela Caledônia Construtora Ltda,‭ ‬empresa vencedora da licitação‭ -- começaram no início de junho de‭ ‬2015,‭ ‬mas foram interrompidas três meses depois.‭ ‬O ponto turístico deveria ter sido reaberto no início de 2016. A reforma faz parte de um convênio firmado entre o município e o Ministério do Turismo,‭ ‬intermediado pela Caixa Econômica Federal.

Situada entre o Teatro Municipal Laercio Ventura e a capela de Santo Antônio, a Praça das Colônias‭ ‬foi ‬criada para a divulgação da cultura das nações que participaram da colonização de Nova Friburgo‭.‭ ‬Há anos,‭ ‬o ponto tinha uma forte referência cultural,‭ ‬com diversas celebrações típicas dos povos colonizadores destacando costumes e tradições valorizados pelas colônias alemã,‭ ‬espanhola,‭ ‬portuguesa,‭ ‬suíça,‭ ‬húngara,‭ ‬austríaca,‭ ‬italiana,‭ ‬japonesa,‭ libanesa e pan-africana.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Obras
Publicidade