Obra genealógica: A saga dos 300 anos de história da família Lutterbach

segunda-feira, 11 de março de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Obra genealógica: A saga dos 300 anos de história da família Lutterbach
Obra genealógica: A saga dos 300 anos de história da família Lutterbach

Inúmeras são as famílias de descendentes dos imigrantes suíços, fundadores de Nova Friburgo, que criaram suas associações e promovem encontros anuais, eternizando sua história através de interessantes livros sobre a genealogia de sua gente. A mais recente obra é “Lutterbach - Memórias de Uma Família”, que está sendo publicado pela Editora Ponto da Cultura. Seu autor é o jovem Júlio César Araújo Lutterbach Galhardo de Castro, que também é presidente e um dos fundadores da Associação da Família Lutterbach. 
Autor do livro “Saga da Família Lutterbach”, publicado em 1998, na época um adolescente de 16 anos, Júlio César foi considerado, por renomados genealogistas, como o mais jovem autor do gênero a publicar uma obra sobre o assunto. Hoje, aos 30 anos, Júlio comemora juntamente com seus familiares, a publicação desta nova obra na qual narra de forma instigante a origem da família, a imigração para o Brasil, o pioneirismo de seus antepassados na importação do gado zebu para cá, entre outras curiosidades. Como, por exemplo, o fato de contar em suas fileiras com dois príncipes da família imperial brasileira, além da própria história que se inicia em 1735, até os dias atuais, registrando todas as gerações. Ao final, contabiliza mais de 1.500 nomes.
As pesquisas foram realizadas em farta bibliografia e no acervo do Pró-Memória de Nova Friburgo, esta, aliás, uma fonte preciosa para a realização do livro. Júlio mergulhou em algumas particularidades, principalmente quanto à colonização de Nova Friburgo. “Para escrever a parte histórica do livro foi fundamental me debruçar sobre os acervos e sobre as obras publicadas das famílias coirmãs”, disse o escritor. Já a parte genealógica, o autor contou com a ferramenta das redes sociais como sua aliada: “Para atualizar a genealogia, foi fundamental a colaboração de diversos primos que, através do Facebook, não mediram esforços em me enviar os nomes de seus ramos familiares”. 
Quem desejar adquirir o livro “Lutterbach - Memórias de uma Família”, poderá entrar em contato com o autor, através do e-mail juliolutterbach@hotmail.com.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade