Obra de ampliação do Raul Sertã é tema de reunião de prefeitos

Encontro com Renato Bravo teve como objetivo angariar apoio junto ao Ministério da Saúde
sexta-feira, 24 de novembro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Foto de capa
No encontro com os prefeitos da região, Bravo mostrou detalhes das obras que estão em andamento e necessitam de apoio conjunto para terem continuidade (Divulgação Secom-NF)

As obras de ampliação do Hospital Municipal Raul Sertã foram tema de encontro entre Renato Bravo e prefeitos da região. A reunião aconteceu nesta terça-feira, 21, no gabinete de Bravo. O objetivo, de acordo com o governo municipal, foi tentar angariar apoio dos representantes desses municípios para garantir a continuidade das intervenções na unidade de saúde.

Durante o encontro, Bravo coletou assinaturas dos demais chefes dos Executivos dos municípios vizinhos em uma carta endereçada ao ministro da Saúde, Ricardo Barros. O documento solicita diretamente o apoio de Barros às obras de ampliação do Hospital Municipal Raul Sertã. A unidade é referência no Centro-Norte fluminense e é responsável pelo atendimento de milhares de pessoas, tanto de Nova Friburgo como de pacientes de toda a região.

Ao todo, 11 municípios foram representados. São eles: Bom Jardim; Cachoeiras de Macacu; Carmo; Cantagalo; Cordeiro; Duas Barras; Macuco; Santa Maria Madalena; São Sebastião do Alto; Sumidouro e Trajano de Moraes. Ainda de acordo com Renato Bravo, os prefeitos desses municípios participaram da reunião por considerarem o  Raul Sertã um hospital extremamente importante aos pacientes da região, já que é o único a realizar atendimento em trauma, neurocirurgia, ortopedia e vascular.

"Considerando a urgente necessidade que temos de ampliar o hospital, que atende os nossos munícipes e também pacientes de outros municípios, é de fundamental importância buscar esse apoio dos demais prefeitos para solicitar auxílio junto ao órgão federal, no que diz respeito à reforma da unidade”, frisou o chefe do Executivo friburguense, Renato Bravo.

O encontro ainda contou com a presença da secretária da pasta, Suzane Menezes. “Tal apoio será fundamental para a conclusão dos três mil metros quadrados da obra que já está sendo realizada, assim como para a compra de equipamentos e informatização, além de outras aquisições importantes”, afirmou ela.

Intervenções em andamento

Há cerca de dois meses, a prefeitura anunciou o início das tão aguardadas obras de ampliação do Raul Sertã. Com previsão de conclusão em 90 dias, as intervenções incluem a construção de uma sala de acolhimento e classificação de risco no Centro de Tratamento de Urgência (CTU), recomendada pelos ministérios Público Federal e da Saúde. Com o novo espaço, a prefeitura espera implantar uma triagem no atendimento de emergência.

Ainda segundo o governo municipal, no local que antes abrigava o setor de ortopedia serão instalados 30 novos leitos. Além disso, a recepção passará por uma restauração e uma nova lavanderia será entregue à unidade. Para a realização das obras, a prefeitura informou em outubro que algumas mudanças no fluxo de atendimento seriam necessárias. Segundo a direção do Hospital Municipal Raul Sertã “a iniciativa poderá causar algum transtorno aos pacientes, mas, o trabalho visa promover benefícios incalculáveis a toda população”.

Ainda em outubro, o município informou que paralelamente às obras de ampliação, outras intervenções serão executadas, como a criação de um abrigo para depósito de lixo hospitalar, além de uma parceria público-privada para possibilitar a reforma de outros 60 leitos.

 

LEIA MAIS

Além do diagnóstico preciso, equipamento oferece rapidez, conforto e mais segurança aos pacientes

Foram realizadas gratuitamente 231 consultas, com 36 procedimentos cirúrgicos, sábado no posto do Suspiro

Mutirão de dermatologistas do movimento Dezembro Laranja dará consultas gratuitas no posto do Suspiro

Publicidade
Agora Faz
TAGS: saúde