Óbitos no Hospital Maternidade serão monitorados

Grupo técnico criado pela Secretaria de Saúde de Nova Friburgo atualizará dados e definirá estratégias de atuação mensalmente
terça-feira, 25 de julho de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Foto de capa

A Secretaria municipal de Saúde anunciou a criação de um grupo técnico para a investigação dos óbitos materno, fetal e infantil ocorridos no Hospital Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro, em Nova Friburgo. A iniciativa tem como objetivo incorporar o uso de informação qualificada no planejamento e avaliação das políticas públicas e das ações da saúde.

De acordo com a pasta, o grupo será composto por nove profissionais da saúde, incluindo médicas e enfermeiras, que se reunirão mensalmente para atualizar os dados e definir as estratégias de atuação. Fazem parte da equipe a diretora geral do Hospital Maternidade, Marina Sampaio; a coordenadora de enfermagem do Hospital Maternidade, Lúcia Helena de Castro; a gerente de enfermagem do Hospital Maternidade, Samyra Oliveira dos Santos; a coordenadora da Área Técnica da Saúde da Mulher, Gracia Massad; a médica pediatra da unidade neonatal, Giovanna Correia Abib; a coordenadora da Área Técnica da Saúde da Criança, Adolescente e Aleitamento Materno, Maria Margarida Schimidt; a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Melânia Hoelz; a coordenadora do Núcleo de Vigilância Hospitalar do Hospital Municipal Raul Sertã, Rogéria Constantino, e a coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Ariadina Heringer.

Ainda segundo a secretaria, o processo de vigilância de óbito pode ser desdobrado através da identificação de óbitos e nascimentos por meio de busca ativa. O trabalho é realizado pelos membros do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH), que circulam diariamente por todo o hospital procurando por ocorrências de Doença de Notificação Compulsória (DNC), investigação de óbitos elegíveis, além de propor medidas de prevenção e qualificação das informações.

 

LEIA MAIS

Além do diagnóstico preciso, equipamento oferece rapidez, conforto e mais segurança aos pacientes

Foram realizadas gratuitamente 231 consultas, com 36 procedimentos cirúrgicos, sábado no posto do Suspiro

Mutirão de dermatologistas do movimento Dezembro Laranja dará consultas gratuitas no posto do Suspiro

Publicidade
Agora Faz
TAGS: saúde | hospital