O talento de Mário Valdanini mais uma vez em cartaz

Artista friburguense inaugura exposição de xilogravuras na Universidade Candido Mendes
quarta-feira, 15 de março de 2017
por Jornal A Voz da Serra
O talento de Mário Valdanini mais uma vez em cartaz

O artista plástico Mário Valdanini inicia quinta-feira, 16, no campus Friburgo da Universidade Candido Mendes, no bairro Vilage, sua nova exposição de xilogravuras. Os trabalhos poderão ser conferidos até 20 de abril, sempre das 10h às 21h, exceto sábado e domingo. Os trabalhos revelam um pouco do talento nato do artista paulista que adotou Nova Friburgo como sua cidade do coração.

Mário Valdanini é filho de italianos que chegaram ao Brasil em 1949. Quando criança, Mário e sua família moraram em uma casa do escultor José Denardi, que trabalhava para o grande artista Brecheret. A filha e a neta de Denardi, eram também artistas, razão pela qual Mário acredita que tenha surgido nesta época o seu interesse pela arte em geral. Em 1963, Mário ganhou seu primeiro incentivo para despontar nas artes:  prêmio: uma bola e um par de óculos ofertados em um concurso de desenho na extinta Rede Tupi de Televisão.

A partir daí, seguindo o espírito da época, em 1966 deu início a uma fase de desenhos supercoloridos em Blumenau-SC. No início de 1970 viajou para a Itália onde conheceu parte da obra dos grandes mestres e em meados do mesmo ano veio para Friburgo onde reside até hoje. Em 1972 participou da primeira coletiva da galeria Açu Açu em Blumenau. Entre 1977 e 1981 frequentou a Escola Nacional de Belas ARtes (UFRJ),  onde aprofundou seus conhecimentos nas práticas de escultura, gravura e cerâmica.

Mário tem se dedicado à prática da xilogravura e seus trabalhos podem ser encontrados em Campos do Jordão-SP, no museu Casa da Xilogravura, Blumenau, São Paulo, Rio de Janeiro  e outras cidades e até mesmo em Portugal e Estados Unidos.

Foto da galeria
Mário Valdanini (Fotos: Divulgação)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Artes plásticas
Publicidade