O mundo pelos olhos das crianças

Em comemoração ao Dia das Crianças, alunos e professores da Escola Municipal Bernardo Pacheco, em São Geraldo, entraram em uma divertida brincadeira
sábado, 10 de outubro de 2015
por Jornal A Voz da Serra

Para comemorar o Dia das Crianças, o jornal A Voz da Serra, em uma manhã especialmente divertida, visitou a Escola Municipal Bernardo Pacheco, em São Geraldo, para propor uma brincadeira onde se inverteriam os papéis e as crianças fossem  protagonistas e interpretassem as funções de adultos na escola.

Com o total apoio da diretora Marcele Braune, as turminhas se uniram e democraticamente escolheram os personagens que queriam “interpretar”. Mária Ventura, ex-funcionária da escola e atual secretária do jornal, foi formulando perguntas, e instigando as crianças a pensarem as várias questões do mundo dos adultos na visão delas.

Teve aluna-merendeira, professor, inspetor, e até, naturalmente, uma diretora. E os professores aproveitaram para voltar no tempo e reviver a época em que eram estudantes.

Perguntadas sobre o que trabalho significava pra ela, Annalys, de oito anos, respondeu: “Trabalho é que os adultos fazem  demais e não ficam nem um pouquinho com a gente”. Já Monique, da mesma idade, disse: “Minha mãe chega em casa tão cansada, que vai logo dormir”.

Sobre dinheiro, que para os adultos é o fruto do trabalho, Ariane lembrou que é ele que compra arroz, feijão, macarrão, café, biscoito, roupa... e brinquedo, claro.

Sobre a lua, Ana Beatriz, de 11 anos, que quer ser pintora quando crescer, disse que ela é bonita e brilhosa, e que Deus “é tudo!” Já sobre política, ela é categórica: “Política é cuidar bem do Brasil”.

Natasha de 10 anos, respondeu que guerra é briga, que inveja é querer as coisas dos outros.

Júlia, 11 anos, perguntada sobre meio ambiente, acha que se as pessoas pararem de jogar lixo nas ruas, não queimar as matas , o mundo vai ficar muito melhor.

E Júlia faz a parte dela: “Quando eu não encontro uma lixeira na rua, eu coloco meu lixo na mochila e levo pra casa”.

Quanto a paz, ela compara à tranquilidade, quando “todo mundo tá bem com os outros, sem briga nem discussão”.

Sobre economia de água, Ludmila, de 11 anos, enfatizou: “A gente não pode demorar muito no banho, nem deixar torneira aberta quando for escovar os dentes, e outras coisas que fazem gastar água à toa”

Quanto a dinheiro, ela acredita que só existem ricos e pobres por causa da “desigualdade”.

E o que pode ser feito para melhorar a vida das crianças?

“Bom, isso não sei”. Kevin, 7 anos, acha que igreja é “coisa de Deus”. Nayane, 6 anos, que quer ser manicure, disse que para ter paz tem que “ficar quieto” e que o céu é “azul”. Camila acha que cuidar da natureza é molhar a terra, plantar, regar. E Ramon, de 6 anos, quer ser bombeiro, “para salvar vidas”.

E assim, cerca de 50 crianças, de 6 a 11 anos, disseram o que achavam sobre diversos assuntos, como mãe, tempo, solidão, universo, escuridão, gente que vive na roça, idosos. Foram tantas declarações engraçadas e surpreendentes, que o espaço de uma página não bastaria para registrar tudo com fidelidade. Ao fim, professores e alunos e a equipe de A Voz da Serra se confraternizaram, felizes e gratos pela experiência compartilhada.

  • "Diretora" Monique Frossard Marinho (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

  • "Professor" Davi da Conceição Sabina (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

  • A

    A "merendeira" Annalys Moraes de Souza (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Dia das Crianças | Jovens | Educação | profissão
Publicidade