O centenário da Associação Comercial de Nova Friburgo

Desde sua fundação, a Acianf atua como uma das principais representantes e defensoras dos interesses empresariais da cidade
sexta-feira, 07 de abril de 2017
por Jornal A Voz da Serra

A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) comemora seu centenário no dia 16 de dezembro de 2017. Desde sua fundação, a Acianf atua como uma das principais representantes e defensoras dos interesses empresariais da cidade.

Para comemorar a data, a pesquisadora Élica Estebanez está à frente do projeto “Centenário”, que consiste em pesquisar e salvaguardar a história desta Instituição, assim como despertar o desenvolvimento do estudo da memória de Nova Friburgo. Esse projeto é uma proposição do atual presidente da Acianf, Flávio Stern. “Essa iniciativa faz parte dos preparativos para a celebração do centenário desta Instituição, que é referência para a sociedade friburguense. De causas sociais à entretenimento, da fomentação da gastronomia à fomentação do turismo e do comércio, seguimos, durante todo esse tempo, firmes no nosso propósito de promover, coordenar e orientar os interesses comuns das categorias associadas, mantendo diversos movimentos sem descuidar dos interesses da coletividade. Para o ano do centenário, buscamos melhorar ainda mais a qualidade de nossos serviços para nossos associados e para a população de Nova Friburgo.”

A Associação Comercial é a mais antiga entidade de representação civil da história do país. Seu início se dá na época do Império. Depois da assinatura da Carta Régia, o Príncipe Regente Dom João VI assinou, no dia 15 de julho de 1809, o alvará que deu aos comerciantes da cidade do Rio de Janeiro a permissão para a instalação de uma associação que reunisse os homens do comércio. Essa primeira organização cresceu junto com o fortalecimento da economia brasileira e a expansão das relações comerciais com o resto do mundo.

Em Nova Friburgo, o propósito da criação desse tipo de entidade era promover, coordenar e orientar os interesses comuns das categorias associadas, mantendo diversos movimentos, sem descuidar dos interesses da coletividade, além de atualizar-se e modernizar-se constantemente, ultrapassando os obstáculos que seriam naturais diante da criação de uma entidade que congregava um trabalho tão amplo.

No dia 16 de dezembro de 1917, reuniram-se em Assembleia, como consta na Ata de Fundação da Associação, 57 membros da sociedade friburguense daquele início de século, sob a presidência do Sr. Alexandre Francisco de Moraes, fundando aquela que nasceu para ser a “Casa das Classes Produtoras de Nova Friburgo”.  

Ao longo do tempo, a Associação Friburguense da Lavoura, Comércio e Indústria teve outras denominações: Associação Comercial de Nova Friburgo, Associação Comercial e Agrícola e, finalmente em meados de 1947, recebeu o nome que conserva até hoje, Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo.

A Acianf, primando sempre por uma conduta altiva, ganhou a simpatia e o respeito do seu quadro social e da população em geral.

Seu salão é palco para as reuniões das figuras mais ilustres do setor público e privado que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico da cidade. Assim sendo, a entidade tornou-se o berço de muitas outras instituições friburguenses, como: o Clube dos Diretores Lojistas (CDL); Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Nova Friburgo (SHRBSNF); Sindicato da Indústria da Construção Civil; Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau; Associação dos Engenheiros e Arquitetos (Aeanf); Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio); Conselho Comunitário de Segurança (Conseg); Conselho de Desenvolvimento de Nova Friburgo (Codenf); Observatório Social de Nova Friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Acianf
Publicidade