As novidades da Fevest: roupa de baixo está em cima

Fevest, na sua versão 5.0, confirma tendência de lingeries tão sofisticadas que servem até para sair à noite. Detalhes glamourosos chegaram à moda fitness também
sábado, 01 de julho de 2017
por Dayane Emrich e Karine Knust
As novidades da Fevest: roupa de baixo está em cima

Receber os amigos em casa sem precisar trocar de roupa. Acordar e logo sair para comprar um pão tendo a certeza de que não receberá olhares de julgamento pelo modelito que está usando. Lançar aquela camisola para ir a uma balada. Está na hora de esquecer tudo o que você já aprendeu sobre “roupa de ficar em casa” e “roupa de sair”. As mais renomadas passarelas do mundo estão nos mostrando que é possível, sim, levantar da cama com o pijama ou camisola e ir para a rua sem medo de ser feliz.

É cada vez mais comum ver circular nas redes sociais fotos de personalidades que aderiram à moda do sleepwear - também conhecida como pijamismo - mas, nas ruas, a tendência ainda é novidade. “Trabalhamos com esse conceito há bastante tempo e com um público bem fiel, mas agora a moda está se popularizando e tem sido mais aceita nas ruas. Muitas pessoas compram as peças pela beleza delas, mas com o propósito de usá-las em casa. Porém, cresce o número de quem compra camisola, por exemplo, com a intenção única de usar para sair”, conta a estilista da marca Monthal, especializada em lingerie noite, Débora Erthal.

Ainda segundo Débora, para atender ao mercado em constante expansão, o investimento em matéria-prima também cresceu. “Os modelos continuam sendo fabricados com tecidos confortáveis, mas temos investido em materiais mais encorpados para compor as peças, com estampas barradas, decotes diferenciados, rendas, transparências”, explica a estilista.

Que as camisolas estão cada vez mais elegantes, não há dúvidas. Mas não são apenas elas que ganham destaque no quesito tendência. Os conjuntos de pijama, agora mais trabalhados, também têm conquistado muitos consumidores. Blusas com transparências, rendas, moletons, calças com estampas modernas e diversificadas. Modelos para todos os gostos e necessidades.

“Assim como em outras tendências mais ousadas, o sleepwear também pode causar um pouco de susto nas ruas, mas é uma moda que a gente só precisa aceitar. A partir do momento em que você usa uma vez, você acaba se acostumando e se apaixona. Com as camisolas, por exemplo, é possível montar um look com sobreposições e acessórios. Já com pijamas, muitos são feitos em moletom e ficam super confortáveis para uma caminhada ou até compondo um look despojado”, diz a blogueira de moda Danielle Milhorance.

Modelito já conhecido nas praias e academias, o body também é uma peça que tomou as passarelas e agora é presença certeira no guarda-roupa de muitas mulheres mundo afora. Mas engana-se quem pensa que ele é apenas um acessório que se mantém escondido debaixo da roupa. Fabricados com diferentes recortes e cheios de detalhes, os bodies passaram a substituir as blusas, virando protagonistas e elementos chave para compor looks.

Aproveitando a moda dos sutiãs aparentes, o estilo de body que mais se destaca nessa temporada é aquele com cara de lingerie, rico em renda e transparências, mas que, com certeza, não foi feito só para usar em casa. Com uma pegada boudoir, a peça mescla ousadia, sensualidade e sofisticação ao mesmo tempo.

A Suspiro Íntimo, uma das marcas de lingerie mais conhecidas de Nova Friburgo, resolveu apostar na peça como um dos carros-chefe de sua coleção. De acordo com a estilista da empresa, Mirna Cariello, o resultado tem sido bem positivo. “Nunca trabalhamos com tanta variedade de bodies, e isso graças à crescente procura. Vamos participar da Fevest este ano e a peça principal do estande é um body. O modelo de renda preto é o que mais sai, mas também investimos em  opções em veludo, microfibra, tule. Acredito que a versatilidade é o que mais agrada. A peça cai super bem, desde as mais magras até as mais gordinhas, e pode ser usada tanto de dia quanto de noite”.

Para o público em geral, a tendência ainda pode causar estranhamento, mas a blogueira de moda Danielle Milhorance garante que, escolhendo a composição certa, é possível investir sem medo.  “O body se tornou uma peça elegante e pode ser usada tranquilamente. Para um look mais sofisticado, o ideal é investir em um modelo com menos transparência e decotes. Outra dica é mesclar essa peça com outras que não sejam tão justas, já que o body costuma ser colado ao corpo. Saia de cintura alta é uma boa opção, calça pantalona com salto também pode deixar o look glamouroso, mas se a ideia é uma pegada despojada, é possível usar a peça com jeans e tênis. Lembrando que, se você tem medo de usar, mas tem vontade, aposte sempre nas cores básicas. O preto não tem erro”, aconselha a blogueira.

Se o frio apertar, também não tem problema. A peça não é exclusividade do verão. “É possível investir em body no inverno, sim. Além de existir opções da peça com manga longa, você pode investir em sobreposições, como casaco, jaqueta. Há também os modelos que fogem desse estilo rendado e também estão em alta, como o veludo molhado ou o de couro fake, que também é uma tendência desse inverno”.

Contra a ditadura da lingerie por baixo

Walace Emrich

Se tem uma coisa que a moda não aceita, essa coisa é a ditadura de regras. Por exemplo, quem foi que disse que lingerie deve ser usada por baixo da roupa?

Mostrar a lingerie está se tornando cada vez mais comum, tanto nas ruas quanto nas passarelas. Claro que, nos desfiles, os sutiãs são apresentados em looks conceituais que dificilmente serão vistos nas ruas. E ai está o desafio: como compor um look sem ficar caricato?

As opções são muitas e o objetivo desse texto – como dito no início – não é ditar regras, é falar sobre possibilidades.  Você pode aproveitar essa tendência de várias maneiras. Nos looks mais discretos, você pode deixar só as alças ou as costas de fora ou mostrar as tiras sobre os seios do strappy bra. Ou então, sabe aquela camisa transparente? Vale a pena investir naquela super peça e deixá-la à mostra. E, nos looks mais ousados, você pode substituir aquela T-shirt por sutiã estilo cropped. Isso mesmo, só ele. Ou, se preferir, também vale jogar um blazer ou colocá-lo por cima da blusa.

Ter em mente aquele velho ditado que diz “menos sempre é mais” é um bom conselho também. Kendall Jenner já foi clicada usando um sutiã por cima de uma camiseta branca dessas bem básicas e jeans.

A camisola não pode ficar de fora dessa lista. Ela também está dentro dessa tendência. Já se imaginou saindo na rua com uma camisola de renda ou de cetim? Experimente jogar uma jaqueta jeans por cima. Pronto, já pode sair e tenho certeza de que perguntarão onde você comprou esse vestidinho lindo.

Shorts de cintura alta com sutiã e uma camisa desabotoada por cima, mais uma possibilidade. Mas, como nem só de sutiã se vive, vale também apelar para calcinhas do estilo ‘brief’  - aquelas mais fechadinhas - aparecendo por cima do cós da calça. Misturar estilos também é válido: por que não uma lingerie esportiva com blazer e calça social? As possibilidades são infinitas!

O body é outra peça que não irá embora tão cedo. Ou seja, o inverno não é desculpa para mantê-lo guardado. Jeans e uma jaqueta por cima é uma aposta segura. Obs: uma vantagem de usar essa peça é que ela modela e alonga o corpo.

Para finalizar, calcinhas, sutiãs e qualquer peça do vestuário são mais do que simples itens destinados a viver escondidos no fundo da gaveta ou embaixo de mil peças no seu corpo. Até mesmo por isso, hoje elas são carregadas de informações de moda. E o que é bonito é para ser mostrado!

Fevest vem este ano na versão 5.0, buscando aproximar mundo digital do físico

Expectativa é que cerca de 23 mil pessoas visitem a feira entre os dias 5 e 9, no Country. Tecnologia, design e inovação são os destaques desta 27ª edição

Novas estampas, recortes e tecidos. A próxima edição da Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima (Fevest Festival) apresentará as  principais tendências da moda íntima do polo de Nova Friburgo e região para a temporada primavera-verão 2017/2018. O evento, que está em sua 27ª edição, reunirá empresários, compradores, fornecedores e entidades ligadas ao setor, entre os dias 5 e 9 de julho, das 13h às 20h, no Nova Friburgo Country Clube. O uso de tecnologia, a busca por inovações e o design arrojado das peças são os destaques desta edição.

Chamado de Fevest 5.0, o evento propõe uma aproximação entre o mundo digital e o físico. O objetivo é apresentar ao público novos métodos de criação e distribuição, para acompanhar as macrotendências e, consequentemente, possibilitar novas experiências de consumo. Os lançamentos da temporada incluem acessórios em ouro, modelagens modernas para gestantes e plus size; estampas exclusivas para maiô e biquíni, com o tema brasilidade; sutiãs com bojos para maior respirabilidade, sem arame, com sustentação postural nas costas, regulagem nas alças, colchetes que permitem flexibilidade no diâmetro do busto etc.

Entre os fornecedores, os tecidos tecnológicos, as estampas intensas e texturas modernas, o elástico Sporty 60, a aplicação de transparências para a linha fitness, metalizados para as linhas sem costura, shapewear e rendas com efeitos de bordado e fitas e rendas tingidas de acordo com as tendências de cada estação são algumas das novidades.

Assim como na edição passada, este ano, sábado, 8, e domingo, 9, o evento será aberto ao público, que poderá comprar os produtos expostos. A feira contará com um espaço total de 12 mil metros quadrados, aproximadamente 120 estandes com as indústrias de confecções, matérias-primas, serviços e tecnologia e uma praça de alimentação com opções variadas no cardápio.

De acordo com a organização do evento, a expectativa é que cerca de 23 mil pessoas visitem a feira nos cinco dias de evento e que R$ 54 milhões em negócios sejam gerados. “Não só Nova Friburgo cresce com a Fevest, mas todo o seu entorno. A feira é um evento que recebe compradores nacionais e internacionais, que gera ótimos negócios, além de incentivar as indústrias locais, contribuindo para a geração de empregos e renda”, diz o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest), Marcelo Porto.

Ainda segundo ele, a indústria da moda íntima emprega de maneira formal e informal cerca de 30 mil pessoas. “O nosso polo é responsável por mais de 25% da produção do mercado brasileiro (aproximadamente 114 milhões de peças por ano)”, afirma.

Também sobre a importância da feira, o presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, Fernando Pimentel, destaca: “O evento já é consolidado no calendário nacional da moda íntima, e o Brasil precisa desses encontros de negócios. Mesmo com todas as possibilidades online de fazer negócios, ainda há uma relevância no contato pessoal e trocas de experiências e informações que esse tipo de evento proporciona às pessoas”.

Nos dias abertos ao público será cobrada a entrada no valor de R$ 3 por pessoa. O Nova Friburgo Country Clube fica situado na Avenida Conselheiro Julius Arp, 140. A Fevest é uma realização do Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região), promovida pelo Sistema Firjan e Sebrae, com apoio de Conselho da Moda, Prefeitura de Nova Friburgo, Nova Friburgo Country Clube, TexBrasil, Abit, Apex - Brasil; e organização da Teia de Eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2533 - 2410 ou 2522 - 6942.

Moda fitness: se é para suar, que seja com estilo

A crescente busca por qualidade de vida e o corpo em forma tem impulsionado uma série de serviços no Brasil. Nas últimas décadas, o segmento fitness deu origem a milhares de academias, restaurantes e lanchonetes especializados em opções de refeições mais saudáveis e, claro, lojas de roupas e calçados. Em Nova Friburgo, apesar de a cidade ser considerada polo de moda íntima, o setor de roupas de ginástica é um dos que mais crescem. Prova disso são as dezenas de lojas espalhadas pela cidade direcionadas ao comércio de roupas específicas para as atividades físicas.

As principais feiras de moda da cidade, como a Fevest, que ocorre entre os próximos dias 5 e 9 de julho, também já reservam espaço para que as tendências e novidades do universo fitness sejam apresentadas ao público. Afinal, foi-se o tempo em que malhação era sinônimo de camiseta velha e larga combinada a uma legging desbotada. A moda agora é suar sim, mas com estilo.

Nesta edição da feira, além de conforto e qualidade, proporcionado por tecidos cada vez mais leves e ao mesmo tempo resistentes, peças com pegada moderna e tecidos tecnológicos serão apresentadas. Um dos destaques será a participação da CCM, uma das maiores marcas e referências em moda fitness do país. Há 27 anos no mercado, com  capacidade de produção de um milhão de peças por ano, a marca traz como principal novidade para a coleção verão 2018 tecidos que melhoram o desempenho de atletas.

É o que explica o gerente de branding da CCM, Fábio Monnerat. “Os novos tecidos proporcionam menos fadiga muscular e maior rendimento do atleta como um todo. Estamos investindo, por exemplo, em um tecido que possui alta capacidade de manter a temperatura do corpo, o que, em um país quente como o nosso, é extremamente importante. Eles ajudam o corpo a respirar e, consequentemente, aquecer menos”, conta.

Segundo Fábio, outra aposta da empresa são os tecidos com fator de proteção solar 50. “Essas peças já estavam presentes na nossa última coleção e chegam ao próximo verão ainda melhores. Muita gente já usa para banho no mar, como os surfistas, por exemplo, e os praticantes da modalidade stand up, já que ela garante a proteção solar. Peças com ação repelente contra o mosquito Aedes aegypti somam-se às novidades. “São ideais para quem pratica atividade outdoor (ao ar livre) como caminhadas, trilhas, ou mesmo corrida em lugares onde há incidência do mosquito”, afirma ele.

A maior inovação, no entanto, trata-se de um tecido fitness com aparência de renda. “Ele é super bonito e tem um efeito de tela bordada. Antes, para obter um efeito como este era preciso misturar o tecido bordado ao fitness, o que nem sempre dava total mobilidade para a prática de esportes. Mas agora não, é um único material. Além de lindo, ele é extremamente confortável e funcional para quem realiza atividades físicas”, comenta Fábio.

Outra empresa que estará presente nos corredores da Fevest é a Guilff. Embora o carro chefe da marca seja a linha moda praia, a linha fitness não fica atrás no quesito originalidade. Além de estampas mais sóbrias, mix de tecidos e cores lisas, a Guilff aposta em telas, bandagem e na técnica de corte a laser. Em alta nas últimas coleções, a empresa mantém a proposta das leggings com bolso, mas em novos tecidos e recortes renovados.

Na lista de novidades da Fevest estão ainda peças que são incorporadas ao universo fashion como, por exemplo, as calças estilo fuseau. Nesse novo conceito, as roupas expandem seu uso e são utilizadas em outras ocasiões do dia a dia, além das paredes das academias. É o caso do strappy, tops com tiras, usados com regata ou puro; os famosos bodies desenvolvidos em tela especial e os macacões. Na paleta de cores da estação, a aposta é em peças vermelhas, cítricas e tons pastéis.

Calendário “Loucos por Lingerie 2018” renova parceria para lançamento na Fevest

Em homenagem aos 200 anos de Nova Friburgo, a ser comemorado ano que vem, o tema escolhido para o calendário ‘Loucos por Lingerie 2018’  foi “Tempo Perdido”, inspirado na música da banda Legião Urbana. O objetivo principal é fazer uma reflexão sobre a passagem do tempo, a beleza da juventude, a sabedoria do presente e o futuro da terceira idade.  

 A ideia do projeto foi reconstruir as peças com a ajuda de empresas do polo, em parceria com o Senai Espaço da Moda, e fotografar modelos jovens usando os figurinos (roupas de baixo e lingeries) que marcaram épocas importantes da história da região em seus dois séculos de existência.

O Chalet do Barão - no Nova Friburgo Country Clube, patrimônio histórico tombado pelo Iphan e preservado pelo clube, serviu de cenário para a produção fotográfica, que, inclusive, acolhe a Fevest todos os anos e representa a memória viva da cidade, o que o torna testemunha silenciosa da história da lingerie.

Todas as peças produzidas farão parte da exposição de comemorações dos 200 anos do município durante o evento e outros dentro deste contexto. As réplicas farão parte do futuro acervo da história da lingerie da cidade.

O grupo foi criado por amigos de diferentes áreas profissionais ligadas à moda íntima, que, voluntariamente, se reúnem para apoiar causas sociais e elevar a autoestima de pessoas que vivem fora dos holofotes e do mundo fashion. Pensando em aproximar a sociedade dos grupos isolados por barreiras socioculturais, usam a linguagem visual da moda como ferramenta de comunicação e a ‘roupa íntima’ como instrumento de inclusão social.

A cada ano é escolhida uma ONG ou instituição que atue em Friburgo, envolvendo o universo da lingerie e o polo de moda íntima da região, para arrecadar fundos com a comercialização de um pequeno calendário. Este ano, a entidade beneficiada será o Lar Abrigo Amor a Jesus - Laje. A apresentação e o lançamento ocorrerá durante a Fevest.

Toda a campanha é desenvolvida e executada por profissionais e empresas locais. O projeto conta com o suporte técnico e financeiro do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest) e do Conselho da Moda/Firjan, além do apoio da empresa organizadora do evento e de todas as empresas e pessoas que aderiram à causa e se tornaram ‘Loucos por Lingerie’.

 

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TAGS: Fevest | Turismo
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