Nova sinalização de trânsito começa a ser instalada

Parte de uma parceria público-privada, projeto prevê a instalação de novos semáforos, placas e pintura de vias da cidade
terça-feira, 26 de dezembro de 2017
por Dayane Emrich
A logo junto aos semáforos (Foto: Henrique Pinheiro)
A logo junto aos semáforos (Foto: Henrique Pinheiro)

Começaram a ser instalados nas principais vias do centro de Nova Friburgo os novos postes para a substituição dos semáforos. De acordo com a prefeitura, 23 postes e 27 braços de sinais de trânsito já estão sendo trocados por equipamentos mais modernos. Entre os primeiros locais contemplados pelo novo projeto de sinalização estão o Paissandu, Suspiro, Avenida Euterpe Friburguense e Praça Getúlio Vargas. A previsão é que a segunda fase tenha início no dia 8 de janeiro de 2018.

Anunciado em outubro, o projeto faz parte de uma parceria público- privada (PPP) e prevê a instalação de novos sinais com lâmpadas de LED, mais luminosas e econômicas. Segundo a prefeitura, os novos semáforos vão reduzir em 90% o custo com energia e podem gerar uma economia de até R$ 100 mil ao ano aos cofres públicos. Outra novidade que já pode ser vista nos postes substituídos é que eles ganharam uma placa circular, de 60 centímetros e que reflete as luzes dos faróis de carros e motos. As placas azuis e brancas reproduzem a logomarca dos 200 anos de Nova Friburgo (a ser comemorado no próximo 16 de maio). Estão incluídas na iniciativa também novas placas de sinalização e a pintura das vias, como, por exemplo, de faixas de pedestres.

Em nota divulgada na última semana, a prefeitura explicou que o intervalo na execução do trabalho (entre dezembro e janeiro) é necessário para que os postes fiquem bem fixados e o serviço de concretagem consiga atender às especificações de secagem, garantindo a segurança e eficiência da operação.

Sobre a iniciativa

O projeto de substituição da sinalização vertical e reparo da sinalização horizontal será executado pela empresa Acesstran, de Bom Jardim, que já prestou serviços para municípios da região e para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio, e a Odebrecht. Contratadas por empresários friburguenses da construção civil e varejo, o serviço vai sair por quase R$ 500 mil, de acordo com o vice-prefeito Marcelo Braune.

Em matéria divulgada em A VOZ DA SERRA no fim de outubro o  diretor administrativo da Acesstran, Augusto Pereira, disse que: “Além de mais bonitos, os semáforos de led vão melhorar a segurança no trânsito ao dar mais visibilidade aos motoristas e pedestres durante o dia”. Já o prefeito Renato Bravo explicou que os trabalhos tiveram início no Centro por conta do número de veículos, mas que a ideia é trocar também os semáforos de outros bairros e distritos. “Os equipamentos substituídos serão reaproveitados em outros locais, enquanto não pudermos trocá-los por novos”, pontuou Bravo.

O cruzamento da Avenida José Ruiz Boleia com a ponte da Rua Sete de Setembro, próximo ao supermercado Cavalo Preto, a Estação Livre (antiga rodoviária urbana), a rua em frente ao Friburgo Shopping, a esquina da Rua Farinha Filho com a Praça Getúlio Vargas, o cruzamento da Praça Dermeval Barbosa Moreira com a Rua Monte Líbano e a Avenida Alberto Braune são mais alguns dos pontos a serem contemplados pelo projeto.

Outros locais que também receberão a nova sinalização são: as ruas Leuenroth e Comandante Ribeiro de Barros, o viaduto Geremias de Mattos Fontes e o semáforo em frente ao Mercado das Flores, próximo à quadra da escola de samba Unidos da Saudade, pouco antes do viaduto, no Bairro Ypu.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Trânsito
Publicidade