Nova Friburgo terá encontro sobre tomates orgânicos

Encontro na próxima quinta-feira, na Ceasa, em Conquista, discutirá aspectos relacionados às condições ambientais para o cultivo, técnicas de manejo e a importância da redução do uso de agrotóxicos
terça-feira, 26 de maio de 2015
por Jornal A Voz da Serra
(Crédito: Wikipedia)
(Crédito: Wikipedia)

A produção orgânica e sustentável de tomates estará em debate na próxima quinta-feira, 28, no Mercado do Produtor da Região Serrana, da Ceasa, em Conquista, a partir das 13h. O tema é “Tomates orgânicos combinam com trichodermas?”, que discute como o fungo pode beneficiar o cultivo do tomate.

Com entrada franca, o seminário é uma realização do Centro de Inteligências em Orgânicos, da Sociedade Nacional de Agricultura, e Sebrae/RJ, com o apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, Emater, Sindicato dos Agricultores Familiares de Nova Friburgo e Ceasa. 

O Sebrae/RJ participa do encontro através do projeto Fortalecimento da Cadeia de Orgânicos. O evento terá, entre os palestrantes, o chefe da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, em São Roque, Sebastião Wilson Tivelli, e o diretor técnico da Associação de Agricultura Orgânica, o produtor Fernando Ataliba. Tivelli é autor dos livros “Como produzir tomate orgânico” e “Tomate orgânico: técnicos de cultivo”.

Os palestrantes abordarão aspectos relacionados a condições ambientais, técnicas de manejo e benefícios do fungo trichoderma. Segundo os técnicos, ele é um dos principais agentes para o manejo de doenças em culturas de importância econômica. Além de proteger as plantas contra doenças, o trichoderma reduz o uso de agrotóxicos e é fundamental no ciclo de nutrientes absorvidos no solo, contribuindo para que a produção agrícola seja mais sustentável.

Preço do tomate aumenta 75% 

O tomate voltou a ser um dos grandes vilões para os consumidores — chegando ao valor de R$8 o quilo — devido à estiagem que afetou as regiões produtoras do país. Segundo os produtores da região, com a estiagem e o calor intenso, o baixo nível dos reservatórios e a possibilidade de desabastecimento de água, a produção de tomate teve de ser repensada — alguns produtores optaram por atrasar o plantio do fruto. E, além do período de entressafra, o preço também varia de acordo com a procura por parte do mercado consumidor. O aumento no preço começou há aproximadamente duas semanas. A oferta de tomate reduziu e os preços subiram muito mais do que os produtores esperavam.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Nova Friburgo | tomate | alimento orgânico | alimentação | saúde
Publicidade