Nova Friburgo sedia a terceira etapa do 6º Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira

Estudantes de todo o país estiveram no município para trocar experiências sobre técnicas e tecnologia em agricultura
quinta-feira, 29 de setembro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
O grupo de estudantes foi recebido pela equipe do Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga), referência estadual em educação de campo (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
O grupo de estudantes foi recebido pela equipe do Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga), referência estadual em educação de campo (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

Termina neste sábado, 1º de outubro, a terceira etapa do 6º Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira, realizada este ano em Nova Friburgo. O evento, que teve início no último dia 24, reuniu jovens de diferentes áreas rurais do país para conhecer um pouco mais sobre os produtores locais, trocar experiências, aprender novas técnicas agrícolas, tecnologias alternativas e conhecer agriculturas familiares. 

O grupo de estudantes foi recebido pela equipe do Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga), referência estadual em educação de campo, e situado em Salinas, distrito de Campo do Coelho. Durante uma semana, os intercambistas participaram de atividades culturais, visitas técnicas para o aprendizado de inovações agrícolas, passeios turísticos, entre outras ações. 

Os participantes também pernoitaram nas casas de agricultores familiares, tendo um contato mais próximo com o dia a dia da região, polo produtor de legumes e verduras. A ideia é que ao voltarem para seus estados de origem, os estudantes possam adaptar os conhecimentos obtidos às suas realidades.

O projeto passará ainda por mais três estados brasileiros, até o final de novembro. São eles: Bahia, Santa Catarina e Paraná. A primeira e a segunda etapa aconteceram no Espírito Santo e Pernambuco. 

O projeto

O 6º Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira está proporcionando a 50 jovens a oportunidade de conhecer diferentes realidades rurais. A ação é coordenada pelo Instituto Souza Cruz, que, junto com outras cinco organizações, integra a Rede Jovem Rural, um projeto coletivo formado por seis instituições que promovem ações de cooperação e defesa conjunta da causa do jovem rural. São elas: Associação das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (Arcafar-Sul); Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor); Instituto Souza Cruz; Movimento de Educação Promocional do Estado do Espírito Santo (Mepes); Movimento de Organização Comunitária (MOC); e Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta). O Instituto Bélgica Nova Friburgo, que oferece ensino formal a jovens rurais da serra fluminense, também foi um dos convidados para integrar a iniciativa.

Vale destacar ainda que o Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira foi reconhecido em 2015 como um estudo de caso pela comissão europeia, que capitaneou uma pesquisa internacional sobre os regimes de intercâmbio direcionado a jovens rurais no mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: agricultura | Ibelga
Publicidade