Nova Friburgo se mobiliza para vencer San Miguel no Dia do Desafio

Evento mundial estimula a competição saudável contra o sedentarismo. Intenção é mexer o corpo por pelo menos 15 minutos
terça-feira, 26 de maio de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Dia do Desafio abrange municípios de todo o planeta: Nova Friburgo enfrenta equipe salvadorenha San Miguel na próxima quarta-feira (Divulgação)
Dia do Desafio abrange municípios de todo o planeta: Nova Friburgo enfrenta equipe salvadorenha San Miguel na próxima quarta-feira (Divulgação)

Hoje, 27, Nova Friburgo terá diversas opções para que a população pare por pelo menos 15 minutos a sua rotina e realize uma atividade física. É o Dia do Desafio 2015, data em que mais de três mil cidades espalhadas pelo mundo se mobilizam para combater o sedentarismo. Para que o alerta chegue ao maior número de pessoas, a proposta dos organizadores — o Sesc no continente americano, e a The Association For International Sport for All, no mundo — é que as cidades realizem uma disputa saudável na qual vence aquela que mobilizar o maior número de pessoas, em cálculo percentual de acordo com o número total de habitantes.

Em todo o estado haverá instituições e empresas incentivando as pessoas para mexer o corpo, entre elas o Sesc. Em Nova Friburgo, que disputa com San Miguel (El Salvador), a instituição promoverá um dia inteiro de atividades físicas gratuitas, e na cidade, a agitação começa já à meia-noite. Primeiro, haverá a corrida, caminhada e o passeio ciclístico Desafio da Madrugada. Ao longo do dia a movimentação prossegue com atividades no Sesc, das 9h às 21h. Entre elas, destacam-se a oficina de slackline, aberta das 9h às 18h, e o futsal para comerciários, que encerra o evento, das 18h às 21h. Haverá também atividades na Praça Dermeval Barbosa Moreira.

Sobre o dia do desafio

O Dia do Desafio teve início no Canadá em 1983, quando o prefeito de uma pequena cidade desafiou a população a sair de casa durante um inverno rigoroso com temperaturas batendo os 20 graus negativos, e caminhar durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário, lançando assim o espírito que definiria o Dia do Desafio, realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio.

Mais de 3 mil cidades em 2015

No Brasil, o evento está em sua 21ª edição.  Este ano serão 3.091 cidades participantes de 21 países. Com mais de 300 municípios inscritos, Brasil, Venezuela e Guatemala estão entre aqueles com o maior número de participações. No estado do Rio, há 65 cidades inscritas. No ano passado, mais de 2 milhões de pessoas aderiram à iniciativa no estado. Às prefeituras cabe mobilizar o maior número de instituições — empresas, escolas, instituições e população em geral — a aderir ao movimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: SESC | bicicleta | Dia do Desafio | Nova Friburgo | Campanha Move Brasil | Educação Física | exercício físico | sedentarismo
Publicidade