Nova Friburgo recebe nota vermelha no ranking de transparência do MPF

Com 4,1, cidade fica abaixo da pontuação do estado. Niterói e Queimados lideram lista dos melhor avaliados na prestação de contas
quinta-feira, 28 de maio de 2015
por Jornal A Voz da Serra
A Prefeitura de Nova Friburgo figura na 27ª colocação no levantamento realizado pelo Ministério Público Federal sobre nível de transparência nas contas públicas. Caso recomendações forem ignoradas, órgão poderá mover ações civis públicas (Divulgação)
A Prefeitura de Nova Friburgo figura na 27ª colocação no levantamento realizado pelo Ministério Público Federal sobre nível de transparência nas contas públicas. Caso recomendações forem ignoradas, órgão poderá mover ações civis públicas (Divulgação)
Nova Friburgo aparece em 27º no ranking estadual de transparência do Ministério Público Federal (MPF) revelado nesta quarta-feira, 27, na sede da Procuradoria da República do Rio de Janeiro. A cidade recebeu nota 4,1, inferior à do estado, de 6,6, mas superior à média dos municípios do Rio, de 2,75. A escala é de 0 a 10.

Tentaremos solucionar as irregularidades de forma extra-judicial por meio de recomendações. Expirado o prazo, ingressaremos com ações civis públicas de forma coordenada em todo o estado

Eduardo El-Hage, procurador da República

As cidades melhor avaliadas foram Niterói e Queimados, que obtiveram igualmente nota 7,6. Os piores municípios foram São Sebastião do Alto-RJ, Aperibé-RJ e Tanguá-RJ, que apresentaram nota 0.

Na região, Petrópolis figura em primeiro lugar, com 4,8, seguida de Teresópolis, com 4,4. Com 4,1, Friburgo está em terceiro, seguido de Cordeiro, com nota 4, e de Cantagalo, Macuco e Cachoeiras de Macacu, respectivamente. O governo do Estado do Rio de Janeiro ficou em terceiro lugar, com nota 6,6, e a prefeitura da capital ocupou a quarta posição, com 6,5.

"A intenção do MPF é, num primeiro momento, tentar solucionar as irregularidades de forma extra-judicial por meio de recomendações. Expirado o prazo, no entanto, faremos uma segunda avaliação e, caso persistam os problemas, iremos ingressar com ações civis públicas de forma coordenada em todo o estado", explicou o procurador da República e coordenador da elaboração do ranking Eduardo El-Hage.

O levantamento considerou 14 quesitos – baseados nos índices de transparência ativa, transparência passiva e boas práticas de transparência – para mensurar o grau de publicidade das contas públicas dos 92 municípios do estado do Rio. Sua divulgação ocorreu no aniversário de seis anos da Lei da Transparência, que instituiu a obrigatoriedade de todos entes federativos publicarem em tempo real informações orçamentárias na internet.

“Em matéria de combate à corrupção, a transparência nas atividades estatais é o meio mais eficiente de prevenção, sendo indesculpável que, transcorridos tantos anos desde o esgotamento do prazo para que os entes federativos atendam o disposto na lei, vários municípios não cumpram as disposições legais”, enfatizou na ocasião o procurador da República e coordenador do Núcleo de Combate à Corrupção Sérgio Luiz Pinel. 

A Controladoria-Geral da União (CGU) também aproveitou a data para apresentar o Programa Brasil Transparente, que visa apoiar estados e municípios a implementar as ações de transparência determinadas pela legislação. Na escala utilizada pelo programa, entre os 27 estados brasileiros, o estado do Rio ficou em 21º lugar no acesso à informação das contas públicas. São Paulo e Ceará ficaram em primeiro, com nota 10. 

"A parceria com a CGU já ocorreu em 33 municípios do Rio de Janeiro, garantiu a capacitação de 732 servidores públicos, e a implementação do e-SIC (Serviço de Informação ao Cidadão) em duas cidades", disse o Coordenador do Núcleo de Ações de Prevenção e Ouvidoria da CGU Marcelo Paluma. 

O ranking avalia os portais e ferramentas de comunicação usadas pelas prefeituras do estado. A análise é feita com base na Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/11), na Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/2009) e no Decreto 7.185/10.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Nova Friburgo | transparência | MPF | ranking | contas públicas | acesso à informação | prestação de contas | Prefeitura
Publicidade