Nova Friburgo realiza a 10ª edição do Festival de Truta em novembro

Moradores e visitantes de Nova Friburgo terão a oportunidade de provar deliciosas receitas do peixe
terça-feira, 25 de outubro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação/Grão Café/Arquivo A VOZ DA SERRA)
(Foto: Divulgação/Grão Café/Arquivo A VOZ DA SERRA)

Durante todo o mês de novembro moradores e visitantes de Nova Friburgo terão a oportunidade de provar deliciosas receitas de truta, oferecidas por um cardápio recheado de pratos originais e exóticos. A partir de 5 de novembro e até o dia 27, portanto, do primeiro ao último fim de semana do mês que vem, a cidade vai sediar o 10º Festival de Truta. Segundo a vice-presidente do Convention Bureau de Nova Friburgo, Eujane Libote, houve um aumento de 30% na adesão de estabelecimentos locais, em relação a 2015, alcançando um total de 20 restaurantes.

Nesta quinta-feira, 27, partir das 9h, o Sebrae e o Nova Friburgo Convention Visitors & Boreau promovem coletiva de imprensa sobre o evento, na sede do Sebrae fica na Rua Fernando Bizzotto, 72, Centro. Informações: (22) 2533-1359 (Sebrae). 

Sobre a truta

Em um dos vastos e espetaculares vales que se multiplicam na região de Macaé de Cima, lá pelas bandas do antigo e inesquecível Hotel Fazenda São João, tem um trutário, o primeiro do estado do Rio, construído pelo alemão radicado no Brasil, Horst Garlipp, pioneiro da criação de truta em Nova Friburgo no início da década de 1950.

A truta chegou ao Brasil em 1949, ao município de Bananal (SP - Serra da Bocaina), por meio de cinco mil ovos embrionados procedentes da Dinamarca. Estudos ambientais, da biologia e adaptação de diversas espécies haviam sido feitos para descobrir porque não havia peixes em rios de água fria.

Constatou-se que fatores geográficos e climáticos eram responsáveis pelo problema: cachoeiras com grandes desníveis dificultavam a transposição de espécies que vivem nas planícies; temperaturas baixas no verão e mais ainda no inverno, incompatíveis com as espécies de baixas altitudes; e a inexistência de volume de água suficientemente necessária para a aclimatação das espécies nativas. 

Por outro lado, o clima, a altitude, a abundância e a grande variedade de larvas de insetos aquáticos, bem como águas com propriedades físico-químicas favoráveis, sugeriam a possibilidade de adaptação de outras espécies, não nativas, cujas características de seu habitat natural se assemelhassem àquelas condições. Assim, de pesquisa em pesquisa, se chegou à espécie rainbow trout ou truta arco-íris, indicada como ideal para se tentar botar peixe em rios de águas frias.

Poucos anos depois, Horst Garlipp importou um ovo fecundado de truta, da espécie arco-íris, da Dinamarca, dando início à sua produção em Nova Friburgo. Por mais de 40 anos Garlipp investiu tempo, dinheiro, e se entregou à criação de trutas, de forma apaixonada e ininterrupta, chegando a produzir meia tonelada por mês, na década de 1990.

O negócio, apesar de complexo e extremamente trabalhoso, despertou o interesse de outras pessoas que decidiram ter seus próprios trutários. Hoje, essa Friburgo de águas frias, puras e cristalinas se destaca como o maior produtor de truta do estado e está pronta para sediar a 10ª edição do já tradicional Festival de Truta. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Festival de Truta | Truta
Publicidade