Nova Friburgo inaugura escultura “Nova Chama”

Obra da artista plástica Gabriela Gusmão foi instalada em gramado na Via Expressa
segunda-feira, 01 de agosto de 2016
por Jornal A Voz da Serra
“Nova Chama” foi construída por Gabriela em aço corten, depois que a artista foi contemplada com o Prêmio Arte Monumento Brasil 2016 (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
“Nova Chama” foi construída por Gabriela em aço corten, depois que a artista foi contemplada com o Prêmio Arte Monumento Brasil 2016 (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

A passagem da tocha olímpica por Nova Friburgo inspirou a artista plástica Gabriela Gusmão a construir uma escultura que foi inaugurada, no último sábado, 30, em um gramado na Via Expressa, no bairro Olaria. A obra remete à dobradura de um aviãozinho de papel que caiu de ponta no descampado e ao mesmo tempo alude à estrutura que carrega a chama olímpica.

“O destino dessa obra de arte é instaurar um novo ponto de mutação na cidade onde atividades esportivas e encontros de toda sorte são bem-vindos. Os passantes podem e devem aproveitar livremente o espaço gramado ao redor da escultura que, com o passar do tempo, será ocupado com árvores e bancos. Assim como a tocha olímpica permanece sempre acesa, a perspectiva é que essa obra de arte pública possa ser uma fonte constante de geração de energia criativa na cidade”, disse a artista, que mora em Nova Friburgo.

“Nova Chama” foi construída por Gabriela em aço corten, depois que a artista foi contemplada com o Prêmio Arte Monumento Brasil 2016, realizado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). A escultura tem três metros de altura com 2,25 metros de largura e 0,65 metros de profundidade e “é um convite à poética voejante”. Sua estrutura subterrânea e o gramado que recobre a base provocam a ilusão de que a escultura se sustenta pelo bico imaginário de uma gaivota de metal. Essa sensação de equilíbrio instável gera curiosidade e provoca a invenção de narrativas lúdicas.

A escultura abrange ainda vínculos estéticos e simbólicos com os valores olímpicos e paralímpicos de acordo com a seguinte correlação: a igualdade pela simetria, a inspiração pelo equilíbrio e pela graça lúdica, a coragem e a determinação pela verticalidade, a excelência pelo rigor formal. Finalmente, o respeito e a amizade, asas dessa reflexão, libertam.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Artes plásticas | Arte de rua
Publicidade