Nova Friburgo ganha equipamento capaz de detectar deslizamentos de terra

Estação total robotizada está sendo instalada no bairro Floresta
sexta-feira, 29 de janeiro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Daniel Marcus)
(Foto: Daniel Marcus)

Começou a ser instalado em Nova Friburgo, nesta sexta-feira, 29, um novo equipamento capaz de monitorar tremores e prever deslizamentos de terra. A estação total robotizada (ETR), fornecida pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ficará na Escola Municipal Lafayete Bravo Filho, no bairro Floresta. A previsão é de que o aparelho esteja pronto para pleno funcionamento em março.

Segundo o secretário de Defesa Civil, João Paulo Mori, o local da instalação, que será capaz de detectar alterações no solo da área não só do Floresta, mas também de Rosa Branca, Granja Mimosa e Três Irmãos, foi selecionado por ter uma topografia que configura área de risco.

A estação tem cobertura na faixa de 2,5 km, em 360º, 24h por dia. A ETR funciona repercutindo sinais de laser a sensores, denominados prismas, que retransmitem o sinal à estação. Os prismas serão instalados em plataformas de concreto, juntamente com pluviômetros e sensores de solo, formando uma rede de coleta de dados. O mínimo deslocamento dos prismas e as menores alterações de suas posições indicam anomalias no terreno. Com os pluviômetros automáticos, semiautomáticos e manuais, essa coleta ficará ainda mais precisa. Esses movimentos de massa de terra são obtidos com antecedência de até três dias, o que poderá fornecer subsídios para emissão de alertas prévios.

Os dados têm envio imediato pela internet para o Cemaden, que os analisa e toma as devidas medidas. Os investimentos para aquisição de todo esse equipamento de alta tecnologia para o monitoramento de encostas e morros gira em torno de R$ 1,1 milhão.

Na Região Serrana, além de Nova Friburgo, o município de Petrópolis também já recebeu o equipamento, instalado no bairro Alto Independência. A próxima cidade da Serra a ganhar a ETR será Teresópolis. Segundo o geólogo Márcio Andrade, do Cemaden, esses aparelhos são comuns em grandes obras como obras do metrô, na mineração e em barragens, por implicarem em intervenções no solo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: deslizamentos | Defesa Civil | floresta
Publicidade