Nova fórmula do Carioca prevê grupos e “divisão” entre Taças GB e Rio

A proposta prevê 16 participantes, sem Seletiva, com quatro fases. Na primeira, os clubes se dividem em dois grupos de oito
terça-feira, 28 de julho de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Nova fórmula do Carioca prevê grupos  e “divisão” entre Taças GB e Rio

O Campeonato Carioca de 2016 deverá ter uma fórmula inédita. A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) marcou para o próximo dia 6 de agosto a reunião do Conselho Arbitral da competição, e uma nova proposta deve entrar em pauta e ser aprovada pelos clubes. O regulamento já vinha sendo discutido por um grupo de trabalho — uma espécie de liga, com sete clubes (Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Madureira, Cabofriense e Boavista). 

A proposta prevê 16 participantes, sem Seletiva, com quatro fases. Na primeira, os clubes se dividem em dois grupos de oito. Os quatro primeiros de cada chave avançam para a Taça Guanabara, que será disputada em turno único. Nela, o primeiro é declarado campeão e os quatro líderes se classificam para as semifinais. Já os quatro últimos dos grupos disputarão a Taça Rio, onde o primeiro leva a taça e os dois últimos são rebaixados para a Série B. Para se adaptar ao total de datas previsto pelo calendário da CBF (17), uma das fases precisará ser disputada em jogo único, com vantagem do empate para o time de melhor campanha. Ainda não há definição se a semifinal ou a final.

O novo formato do campeonato tem mais clássicos — dois na primeira fase e seis na Taça Guanabara. Portanto, são dois a mais comparando com 2015 e menor quantidade de jogos de grandes contra pequenos (uma data a menos no geral). Além disso, o novo formato diminuiu a quantidade de datas (exigência da CBF) sem rebaixar mais clubes via Seletiva. Apesar de ameaçarem um abandono, a dupla Fla-Flu é obrigada a participar, sob pena de exclusão do Campeonato Brasileiro, já que para disputar o torneio nacional é necessário estar filiado a uma Federação e disputando o Estadual. 

Uma das principais polêmicas de 2015, a lista de inscrição deve ser mantida e, com isso, caso algum dos clubes opte por jogar com o time sub-23, terá que permanecer com a mesma equipe até o fim, com apenas cinco substituições permitidas durante todo o torneio, sem a possibilidade de utilização dos titulares na reta final.

Os quatro semifinalistas estarão automaticamente classificados para a Copa do Brasil de 2017. Para a Série D do Brasileirão do mesmo ano — o que interessa diretamente ao Friburguense —, o melhor time sem divisão na classificação geral (ordem da tabela das Taças GB e Rio) fica com a vaga.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: futebol | Taça Rio | Taça Guanabara | reformulação
Publicidade