No palco da decisão, Supercopa SAF tem primeira rodada neste domingo

A partir deste ano evento passa a contar com a chancela da Liga Nova Friburgo de Desportos
domingo, 21 de maio de 2017
por Vinícius Gastin
Jogadores festejam a vitória com o troféu da Supercopa SAF (Foto: Arquivo AVS)
Jogadores festejam a vitória com o troféu da Supercopa SAF (Foto: Arquivo AVS)

            Vinte e três de maio de 2017. Data em que a trajetória de um novo campeão da Supercopa SAF começa a ser construída. Inédito ou tri, talvez. Fato é que esse mistério será desvendado daqui a pouco mais de dois meses, no dia 23 de julho. A única certeza é que o palco escolhido para a primeira rodada da competição será o mesmo da grande final. Exatamente o estádio Márcio Branco, que já presenciou e eternizou duas voltas olímpicas de Corujão e Vargem Alta. Desta vez, apenas o alvinegro poderá repetir a festa. Outros dez times tentam sentir o gosto de dominar o futebol amador de Nova Friburgo pela primeira vez.

            De acordo com o regulamento, os times participantes foram divididos em dois grupos, e vão se enfrentar e pontuar dentro da própria chave. Cada rodada vai contar com três partidas, e duas equipes vão folgar a cada final de semana. Neste domingo, 21, a partir das 9h, no estádio Márcio Branco, o duelo que abre a competição envolve Nova Friburgo e SB City, dois estreantes com históricos e objetivos diferentes. O primeiro conserva em sua história boa parte da história do futebol amador municipal, e busca uma reestruturação no cenário municipal para voltar a brilhar no estado. Já o segundo tenta se firmar entre as melhores equipes amadoras da cidade.

            Na sequência, às 10h45, o atual vice-campeão Tio Dongo encara o São Luiz, dono de campanha surpreendente no Campeonato da Cidade, onde conquistou o terceiro lugar. Na sequência, às 12h45, o tradicional Amparo encara o estreante Estrela do Mar, atual campeão da Copa Rural e multicampeão em São Pedro da Serra e adjacências busca ser protagonista também a nível de município. O duelo entre o atual campeão Vargem Alta e o Barroso, às 14h45, encerra o primeiro domingo de jogos. São Lourenço e Unidos do Alto folgam.

            A partir deste ano, a Supercopa SAF passa a contar com a chancela da Liga Nova Friburgo de Desportos. Algumas presenças e ausências chamam a atenção na Supercopa SAF 2017. Atuais campeão e vice, Vargem Alta e Tio Dongo estão confirmados. O alvinegro da zona rural, inclusive, vem embalado pela conquista do Campeonato da Cidade no ultimo mês, e já confirmou nomes como Edinho e Gustavo. A diretoria do clube, no entanto, promete outras novidades para tentar o tricampeonato.

Detentor de dois títulos do campeonato, o Corujão está fora da edição de 2017. Eliminado nas semifinais de 2016 (depois que os organizadores consideraram que a equipe cometeu uma infração, de acordo com o regulamento) e sem conquistar o título do bairro no ano passado, o time de Olaria não alcançou a vaga para este ano. Por outro lado, Estrela do Mar, SD City e São Luiz vão fazer a estreia na competição.

 

Os grupos da competição

 

Os detalhes sobre grupos, regulamento e tabela da Supercopa foram definidos durante reunião realizada no dia 17 de abril. Representantes das equipes e organizadores debateram os principais pontos, e acompanharam o sorteio das chaves. No grupo A estão Vargem Alta, São Lourenço, SB City, Nova Friburgo e Barroso. Compõem o B as equipes do Tio Dongo, Unidos do Alto, São Luiz, Amparo e Estrela do Mar.

Como é característica da competição, diversos estádios do município vão sediar cada uma das rodadas. Amparo, Conselheiro Paulino (Campo do Pastão), Vargem Alta, Olaria (Serrano), São Pedro da Serra (estádio do Estrela) e Stucky (Marcio Branco) vão sediar as partidas neste ano.

 

 Chancela da Liga

 

A Supercopa SAF surgiu em 2013, com a proposta de voltar a movimentar o futebol amador de Nova Friburgo em um contexto geral. Até então, cada bairro, distrito ou localidade realizava o próprio torneio, sem a integração característica dos antigos tempos do esporte na cidade. A ideia foi apresentada e aceita pelo patrocinador que dá nome à competição, sendo sucesso de público e movimentando cada estádio onde as partidas são realizadas.

Cada rodada acontece em uma sede diferente, e a grande decisão é realizada no estádio Marcio Branco, no Stucky, onde também é disputada a primeira rodada. As comunidades possuem a oportunidade de participar e prestigiar a competição a cada fim de semana.  Principal competição de futebol amador, a Supercopa SAF ganhou espaço no calendário da Liga Nova Friburgo de Desportos. Com o respaldo e complemento estrutural oferecido pela entidade, a promessa é de uma competição ainda mais forte durante os próximos meses.

Nas três primeiras edições, a decisão do torneio teve o azul e branco do Corujão de um lado e o preto e branco do Vargem Alta do outro. Em 2016, o Tio Dongo tirou o Corujão da festa, mas acabou derrotado pelo Vargem Alta, que sagrou-se bicampeão da Supercopa ao vencer a grande final pelo placar de 3x0. Ex-jogadores profissionais, como o zagueiro Junior, ex-Botafogo, e o lateral esquerdo Edinho, ex-Vasco e Madureira, foram algumas das atrações. Nomes como Léo Rocha e Amaral também já passaram pela Supercopa, assim como o famoso árbitro Ubiraci Damásio, presença constante durante as rodadas da competição.

////////////////////////////////////

 

BOX1: Os grupos da Supercopa:

*Grupo A:

- Vargem Alta

- São Lourenço

- SB City

- Nova Friburgo

- Barroso

 

*Grupo B

- Tio Dongo

- Unidos do Alto

- São Luiz

- Amparo

- Estrela do Mar

//////////////////////////////////////

 

BOX2: A tabela da Supercopa:

- 1ª rodada – Stucky (21/05):

9h - Nova Friburgo x SB City

10h45 - Tio Dongo x São Luiz

12h45 - Amparo x Estrela do Mar

14h45 - Vargem Alta x Barroso

Folga: Unidos do Alto e São Lourenço

 

- 2ª rodada – Estrela (04/06):

9h - Vargem Alta x Nova Friburgo

10h45 - São Lourenço x SB City

12h45 - Unidos do Alto x São Luiz

14h45 - Estrela do Mar x Tio Dongo

Folga: Barroso e Amparo

 

- 3ª rodada – Serrano (11/06):

9h - Nova Friburgo x São Lourenço

10h45 - Barroso x SB City Tio Dongo

12h45 - São Luiz x Estrela do Mar

14h45 - Unidos do Alto x Amparo

Folga: Tio Dongo e Vargem Alta

 

- 4ª rodada – Vargem Alta (18/06):

9h - Amparo x Tio Dongo

10h45 - Unidos do Alto x Estrela do Mar

12h45 - Nova Friburgo x Barroso

14h45 - Vargem Alta x São Lourenço

Folga: SB City e São Luiz

 

- 5ª rodada – Pastão (02/07):

9h - São Lourenço x Barroso

10h45 - São Luiz x Amparo

12h45 - SB City x Vargem Alta

14h45 - Tio Dongo x Unidos do Alto

Folga: Estrela do Mar e Nova Friburgo

 

- Quartas de final – Amparo (09/07):

9h - 2º B x 3º A

10h45 - 1º A x 4º B

12h45 - 2º A x 3º B

14h45 - 1º B x 4º A

 

- Semifinais - Stucky (16/07)

- Final - Stucky (23/07)

 

3 fotos – legendas:

1- No embalo do título da cidade, Vargem Alta chega como um dos favoritos ao título

2- Após boa campanha no Campeonato da Cidade, São Luiz quer surpreender na Supercopa

3- Estádio do Estrela, em São Pedro da Serra, foi vistoriado e aprovado: palcos diferentes a cada rodada

///////////////////////////////

 

FOTO LEGENDA (Número 4): O Nova Friburgo Country Clube vai abrir espaço para o futebol de mesa durante as comemorações pelos 60 anos. A Copa Rio, segunda etapa individual do Campeonato Estadual, da Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro, (FEFUMERJ), Modalidade Dadinho, acontece neste domingo, 21, a partir de 10h. Times como AFFM/Friburguense, Nova Friburgo FC, Lumiar e Amparo FC confirmaram presença na competição, que vai servir como preparatório para a Copa do Brasil, realizada em Fortaleza-CE, nos dias 27 e 28 deste mês. A modalidade Dadinho conta com 20 federações filiadas a CBFM e 445 atletas, e registra um grande crescimento na procura em Nova Friburgo. (Foto: Arquivo)

///////////////////////////////

 

Transmissão da semana – Nova Friburgo AM

- Dom (21/05) - 15h30 - Atlético-MG x Fluminense, Independência

//////////////////////////////

Arquivo: VG_20-05-17

19/05/2016

Caracteres: 7.500

Copy Ana Blue

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: sef | supercopa | futebol
Publicidade