New York Times entrevista friburguense sobre protestos em Brasília

Cientista político Jairo Nicolau reprovou uso das Forças Armadas: "Foi um erro"
quinta-feira, 25 de maio de 2017
por Ana Borges
Jairo Nicolau: “Chamar as Forças Armadas foi um erro
Jairo Nicolau: “Chamar as Forças Armadas foi um erro" (Foto: Arquivo AVS)

Em entrevista concedida ao jornal "The New York Times" sobre os protestos em Brasília e o uso de tropas federais em Brasília, o cientista político friburguense e professor da UFRJ Jairo Nicolau foi taxativo: “Chamar as Forças Armadas foi um erro". Sob o título “Presidente do Brasil desloca tropas federais para acalmar protestos”, a matéria também cita o ministro da Defesa, Raul Jungmann, que “foi à televisão na quarta-feira à tarde para insistir que o presidente Michel Temer estava apenas tentando restaurar a ordem na capital, chamando as tropas para patrulhar algumas áreas. Um protesto que deveria ser pacífico deteriorou-se em violência, vandalismo e desrespeito", alegou Jungmann.

    Segundo os repórteres Simon Romero e Dom Phillips, o uso das Forças Armadas “toca no nervo central dos críticos da ditadura militar que governou o país de 1964 a 1985, um período conhecido por abusos de direitos humanos e a restrição das liberdades civis”.

    Jairo Nicolau ressaltou que a presença de tropas federais nas ruas "é um mau sinal neste momento, e poderia sinalizar fraqueza do governo. Estamos em um momento de insegurança, e qualquer ato desse tipo cria mais insegurança. Tivemos demonstrações muito piores do que essa que foram controladas pela polícia”, analisou.

    A reportagem fez um resumo do momento político brasileiro: “As tensões têm aumentado no Brasil devido um escândalo envolvendo o governo de Temer, especialmente depois que um magnata do setor da carne bovina gravou conversa com o presidente sobre a obstrução de uma campanha anticorrupção. A divulgação da gravação na semana passada provocou queda nos mercados financeiros do Brasil, além de investigação do senhor Temer e pedidos generalizados para que ele renunciasse.  O que ele recusou”.

Para Nicolau “enquanto  Temer permanecer no cargo, protestos desse tipo  provavelmente irão piorar. Vejo essas manifestações como uma radicalização que vai ficar mais séria. Existe uma enorme insatisfação", avaliou.

Jairo Nicolau nasceu em Nova Friburgo, estudou no Colégio Anchieta e frequentemente vem à cidade para visitar familiares e amigos, e dar palestras como a que fez mês passado, na Universidade Candido Mendes (Ucam), sobre eleição.

É professor do Departamento de Ciência Política da UFRJ, graduado em ciências sociais pela UFF, mestre e doutor em ciência política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). Foi integrante do Comitê Assessor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), professor do Iuperj e professor visitante do Iesp-Uerj.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: protestos | temer
Publicidade